Plus500

7.8.07

Notícias da Tarde

Fed mantém juro e diz que inflação é principal preocupação

Atualizada às 16h05

O Federal Reserve manteve a taxa de juro norte-americana em 5,25% nesta quarta-feira e afirmou que, embora o aperto nas condições de crédito tenha elevado os riscos ao crescimento, a inflação ainda é a principal preocupação. A decisão, que foi unânime e já era esperada pelo mercado, mantém o juro básico pela nona reunião consecutiva no nível atingido em junho do ano passado.

A reunião ocorreu após pregões de forte volatilidade nos mercados financeiros e do aumento da inadimplência no mercado de hipotecas de alto risco dos Estados Unidos. Mesmo com a expressiva recuperação na segunda-feira, os principais índices acionários estão abaixo das máximas atingidas em meados de julho.

O Fed notou a turbulência, mas disse acreditar que a economia está bem: "Ainda que o risco de desaceleração do crescimento tenha aumentado um pouco, a preocupação predominante do comitê é de que a inflação não se desacelere como o esperado", avaliou o banco central norte-americano em comunicado.

Fed não preocupa e Bovespa fecha em alta de mais de 1%

Atualizada às 17h49

Volatilidade tem sido a tônica dos negócios e em dia de Federal Reserve não ia ser diferente. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta, mas passou por muito sobe-e-desce enquanto investidores digeriam os comentários do banco central norte-americano.

O principal indicador da bolsa paulista encerrou com ganho de 1,34%, a 53.802 pontos. Na mínima do dia, chegou a perder 0,65%.

O Federal Reserve manteve a taxa básica de juro norte-americana em 5,25%, como esperado, e afirmou que, embora o aperto nas condições de crédito tenha elevado os riscos ao crescimento, a inflação ainda é a principal preocupação.

Afinal, preocupa ou não preocupa? Ambas notícias foram da REUTERS.

Um comentário:

Seagull disse...

Eheheh.. boa Lauro!

Sobre o comunicado do FED, tem um trecho muito interessante que foi até destacado pelo Pimon, no ACQ:

"Nevertheless, the economy seems likely to continue to expand at a moderate pace over coming quarters, supported by solid growth in employment and incomes and a robust global economy.

Readings on core inflation have improved modestly in recent months. However, a sustained moderation in inflation pressures has yet to be convincingly demonstrated. Moreover, the high level of resource utilization has the potential to sustain those pressures.

Although the downside risks to growth have increased somewhat, the Committee´s predominant policy concern remains the risk that inflation will fail to moderate as expected.
"Future policy adjustments will depend on the outlook for both inflation and economic growth, as implied by incoming information."

Ou seja, mesmo para quem não tem pleno domínio do inglês, não parece haver a mínima possibilidade de mudarem a taxa ainda este ano. Talvez, dependendo dos desdobramentos do cenário econômico, possam estabelecer um viés a partir do segundo trimestre de 2008!

A coisa não é tão simples assim, embora estejam tentando restringir os seus efeitos a uma questão meramente financeira.

Na minha percepção, o mercado ainda vai dar uma boa chance de saída para quem ficou mal comprado. E isso deve ser muito bem observado!

Abs ^v^