Plus500

16.8.07

Ainda a Questão do Crédito

Venho insistindo nas mensagens anteriores que o problema começou com as preocupações inflacionárias, que levaram à alta de juros e, consequentemente, causou uma inadimplência entre os compradores de casa nos EUA.

Mas o pior é não saber para quem se pode emprestar. Não há mais CRÉDITO no mercado. Ontem foi um fundo, amanhã uma financeira, e ainda vai chegar a hora dos bancos. Mesmo mantendo a liquidez preservada com a injeção de $ pelos BCs, ninguém sabe quem será o próximo da fila no contágio da moléstia!

Escrevi isto no blog em homenagem ao dia dos pais:

CONFIANÇA é a PREVISIBILIDADE do COMPORTAMENTO!

Quem pode prever os próximos movimentos? O perigo é o pânico se instaurar nos mercados de vez!

Mas aqui, apesar das fortes perdas que estamos presenciando, o problema passa longe! Estamos sentindo apenas os reflexos da falta de responsabilidade na condução da economia americana.

Com esta abertura pesada, poderíamos até supor alguma recuperação durante o pregão. Vontade não falta... mas na hora de reaverem seu dinheiro, vendem os ativos que ainda tem liquidez. E se vendem lá, lá vamos nós junto novamente. O fluxo de saída vai continuar, e até a Bovespa se assentar sobre novos patamares, e definir um novo padrão para o volume negociado com base nos investidores nacionais - ou mesmo conseguir atrair recursos de outros mercados emergentes (?)- vivenciaremos tempos bastante dificeis.

A melhor AÇÃO do mercado era estar precavido, deixar os recursos rendendo pouco na RF (mas aumentando) e servindo de margem para operações vendidas. Talvez ainda não seja tarde, mas os alertas foram dados com bastante antecedência. Quem zerou a carteira vai recomprá-la bem mais barato, e quem alugou para vender vai aumentar ainda mais o tamanho dos lotes originais.

Depois da ganância vem o medo...

Lembrando que o depreciado DOLAR, depois que caiu abaixo de R$1,90, já rendeu neste mês mais de 10%! Mas não é o investimento mais seguro, tendo em vista que no mercado mundial de moedas ele também não andava muito bem das pernas! ^v^

Nenhum comentário: