Plus500

15.8.07

O Brasil vai ficar Bem!

Mais uma vez estamos pagando o "pato" por um problema que não é nosso! O Brasil está fazendo seu dever de casa - ainda faltam alguns detalhes importantes, sem dúvida - e está claro que ostentamos agora melhores condições para enfrentar uma crise externa, seja de qual natureza for.

Entretanto, não há como deixar de ser atingido pelo mau-humor dos mercados, principalmente quando se trata da Matriz. A China, como grande exportadora e dona de um vasto mercado consumidor - não tão consumista como os americanos, vai sofrer mais com os reflexos do problema. E aí é que está a questão: como falei anteriormente, a crise, desta vez, começou com as preocupações inflacionárias nos EUA, que gerou um aumento nos juros, que levou os compradores de casas à inadimplência, abalando a contabilidade dos bancos e financeiras, levando os fundos a sofrerem fortes perdas em seus balanços.

E assim criou-se um problema ainda maior: a análise do crédito! Sim, porque ainda há bastante dinheiro na economia. Não bastasse isso, os bancos centrais e as fábricas de dinheiro injetaram uma enorme quantidade de recursos no mercado na tentativa de restabelecer a confiança no sistema e preservar a liquidez. Mas aí veio o efeito em cascata. No momento em que uma redução da taxa de juros se faz necessária, o mercado, auto-regulador, não sabe para quem (pode) emprestar. E o custo deste risco faz onerar os empréstimos...

Nada acontece por acaso. Foram vários alertas de que o mercado estava demasiadamente "maduro". Quanto tempo isto pode durar? No meu entendimento, a coisa está apenas começando... a bola de neve ainda está pequena, fica complicado dimensionar o tamanho da crise, quais são as instituições que carregam títulos "podres" e podem limitar (ou fechar) o resgate em seus fundos, levando muitos clientes a perderem seus investimentos. Muita gente vai pipocar!

Mas é muito chato quando tentamos fazer uma leitura isenta e somos chamados de mensageiros da desgraça ou profetas do apocalipse. Enquanto as bolsas subiam tudo era festa, e a felicidade do mercado (euforia?) não tinha hora para acabar. Ai de quem ousasse a levantar alguma suspeita de que uma maior correção estava por vir!

Tudo isto faz parte do jogo: lamentavelmente, esta onda de prosperidade trouxe muitos investidores despreparados para as bolsas, seduzidos por históricos fantásticos de ganhos na renda variável. A grande maioria foi orientada a trabalhar apenas na ponta de compra, seja para especular ou com objetivos de longo prazo. Esqueceram de avisar que os ciclos existem. E antes de aprenderem a operar na venda também, é possível que amarguem alguns prejuízos (agravados pela falta de STOP e a expectativa de retornos no LP).

A bolsa é mesmo um investimento para o futuro... mas precisamos sobreviver ao presente para podermos colher os seus frutos. E quem viver verá que o Brasil pode até sair fortalecido desta crise. Basta termos condições para segurar o tranco!!! ^v^

2 comentários:

BuracoInvest disse...

Sábias palavras.

Eu apenas comentaria que no tempo da "euforia" (que perdurou mais do que qualquer um de nós esperava) eu ficava indignado com a quantidade de rumores de que o "mercado estava esticado" e, mesmo assim, o mercado continuou nos dando bons ganhos por muitos meses. O problema é que alguns "analistas" parecem que tentam adivinhar o que irá acontecer, tal como qualquer vidente.

Quantas foram as vezes em que eu abria um site de notícias e bastava uma queda nas ações da Vale que alguém jogava a manchete "Apertem os cintos, a correção chegou!" e no final do dia a Vale fechava ainda no positivo...

Pra quem se atém apenas à análise técnica, deve relevar o sensacionalismo das notícias. Ademais, é importante saber também quando os indicadores devem ser respeitados e quando não.
Nos dias atuais mesmo, fica complicado tirar boas conclusões do que "vai acontecer" apenas vendo os gráficos, por isso vou repetir aos menos experientes, que não tentem adivinhar um fundo de qualquer papel, pois o risco de errar é muito maior do que acertar, afinal de contas estamos numa tendência de baixa.

Sds.

Seagull disse...

Valeu Roger!

Não é mesmo fácil traçar a linha que separa (na visão dos investidores convencionais) o ponto de fazer preço-médio (?) e pensar em usar o STOP.

O aprendizado pode sair caro e com dinheiro não se brinca!

Abs ^v^