Plus500

31.8.07

Bernanke: Fed está pronto a agir se turbulência afetar economia

JACKSON HOLE, EUA (Reuters) -O Federal Reserve está pronto para agir o quanto for necessário para limitar o impacto da turbulência financeira na economia, mas não vai ajudar os investidores que tomaram decisões erradas, afirmou o chairman do Fed, Ben Bernanke, nesta sexta-feira.

"O comitê continua a monitorar a situação e vai agir à medida que for necessário para conter os efeitos adversos na economia em geral que podem surgir das turbulências nos mercados financeiros", afirmou Bernanke em discurso em um simpósio organizado pelo Federal Reserve de Kansas City.

Mas o banco central norte-americano não está disposto a proteger os investidores cujas decisões resultaram em perdas financeiras, afirmou Bernanke.

"Não é responsabilidade do Federal Reserve, nem seria apropriado, proteger aqueles que concederam empréstimos e os investidores das consequências de suas decisões financeiras", disse.

Ele reconheceu, porém, que as turbulências nos mercados resultantes de uma queda no mercado imobiliário e de um aumento acentuado do não-pagamento de empréstimos de alto risco (subprime) podem ter efeitos danosos sobre a economia em geral.

Monitor dos Blogs Financeiros

Nenhum comentário: