Plus500

10.2.07

POP-OPÇÃO180, nova porta para o iniciante entrar na Bovespa*

A Bovespa abre uma nova e promissora porta para os iniciantes.

Todos deveriam entrar na Bovespa pela porta das ações.

No entanto, a maioria deles - mal orientados e enganados por aproveitadores - tenta entrar pela porta do jogo, a porta da OPÇÃO-JOGO30. Não ficam muito tempo no mercado não, morrem logo, às vezes não passam dos 30 dias, tempo de vida dessa roleta mortal, lapso em que experimentam toda sorte de risco financeiro a oscilar momentos de extrema euforia com ganhos efêmeros e de profunda depressão com prejuízos tão rápidos quanto fatais.

A OPÇÃO-JOGO30 é a porta do cemitério dos iniciantes gananciosos ou mal-orientados, muitos enganados. Opção de 30 dias não é derivativo, nem instrumento de hedge: É FRAUDE.

Doravante não há mais necessidade de o iniciante se expor ao jogo para iniciar-se como investidor: além da alternativa de compra de ação tem agora o POP-OPÇÃO180, uma operação estruturada pela Bovespa que limita o risco da compra, desde que assuma o ônus de abrir mão de pequena parte de eventual lucro.

O POP, como toda operação no mercado de renda variável, não deixa de ter riscos, tanto pode dar certo numa fase de alta do mercado, como pode dar prejuízo numa baixa.

O grande atributo do POP é dividir harmoniosamente os encargos suportados pelo comprador e pelo vendedor do produto em caso a ação não corresponda às expectativas de ambos ao final dos 180 dias de prazo.

Na sua estrutura as opções são utilizadas de forma tecnicamente correta, servindo realmente de instrumento de defesa, de hedge, de seguro numa operação cujo resultado se conhecerá somente ao fim de 180 dias.

Opção de 180 dias é opção mesmo, usada segundo os fins e conceitos que justificaram sua criação. Opção de 30 dias num é nada disso, é...dexaprálá.

O POP-OPÇÃO180 oferece aos iniciantes uma outra vantagem que, embora marginal, lhe propiciará como que um curso prático de aprendizagem sobre as opções, suas características, seu comportamento distinto da ação-objeto, e as oscilações percentuais diferentes da oscilação do papel-mãe.

Basta que o iniciante se debruce sobre os valores das 3 operações distintas que compõem cada POP, uma compra à vista de ação, uma compra de uma opção de venda e uma venda de opção de compra.

Dito assim parece confuso, mas, lápis e papel na mão, será fácil e atrativa a tarefa de ir descobrindo sozinho nos 180 dias como e porque se comportam de forma diferente o preço da ação e os preços das opções verdadeiras.

Iniciante, faça isso e verá que é a melhor forma de se aprender a lidar com opções. Esse é o caminho.Aprender os conceitos de opções é como aprender a somar e diminuir, basta lápis, papel e muito exercício.

Já pensou te ensinarem a somar e diminuir usando uma maquininha de calcular? Você se tornaria um exímio símio diante da maniquinha, mas não saberia nunca o que está fazendo...

Por isso esqueça que só é possível entender de opções e aprender a operá-las se se usar as planilhas mágicas das lendas gregas. O grego das opções se aprende por intuição, não por computação. Comparando na ponta do lápis as oscilações de seus prêmios entre sí, os conceitos das gregas emergem naturalmente e serão intuitivamente assimilados, pois que intuitivos são.

ps: como era de se esperar, até porque a Bovespa não esclareceu todas as dúvidas sobre o novo produto, sua estréia foi meio que decepcionante, com volume pífio, pequena quantidade de negócios em apenas 3 séries. Notei que, com exceção dos POP Petro, apenas uma corretora, a Votorantin, se preocupou em registrar ofertas, tanto de compra como de venda, em todas as séries. Não se registraram negócios porque os spreads entre as ofertas de compra e venda eram grandes, quase sempre ao redor de 1 reau. O POP corre o risco de dar zebra. Porém, tem toda torcida do mico, coisa rara...tá na cara. até bem de repente

.

* esta mensagem, mero palpite, como todos os outros sobre o tema, são destinados a iniciantes. Os adeptos do cassinão, por favor e com todo o resspeito, se incluam fora dela.

3 comentários:

DrFox disse...

Oi Musta,

Não poderia concordar mais com o que você escreveu.

Me permite copiar seu texto no fórum BRSM?

[]'s

mico disse...

Fique à vontade, drfox.

abs

mico disse...

fique à vontade, drfox
abs
mico