Plus500

19.5.08

Alguma Novidade sobre a CESP??

O gráfico mostra um movimento incomum do que vinha ocorrendo nas últimas semanas.

4 comentários:

Seagull disse...

Oi Roger,

alguém já deve estar sabendo de algo antes de nós.

Pelos noticiarios, a unica coisa que cita a CESP é o rolo da Alstom com o Metro de SP, que parece ter feito negocios escusos com outras empresas do governo estadual.

Na verdade isto é coisa do PT contra PSDB, independente da veracidade dos fatos ou não (coisa que tb não duvido).

Mas graficamente, aquele fundo em 22 ficou mais do que explícito.

Pode ter certeza que vem coisa aí e os "malandrecos" já estão se antecipando...

Seagull disse...

Saiu na AE:

Cesp: mercado vê nova chance de privatização e ações sobem

Analistas recomendam ação da estatal de energia, mas investidor deve evitar compra no auge do movimento de alta

Vinícius Pinheiro - AE

As ações da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) voltaram a ser o centro das atenções no pregão de hoje da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os investidores reagem à notícia de que o governo paulista quer ressuscitar o leilão de privatização da empresa, que fracassou em março por falta de interessados. Às 11h57, a ação preferencial classe B (PNB) da estatal disparava 6,17%, negociada a R$ 30,95. Confira os eventos que influenciam o mercado de ações hoje.

Independentemente das especulações sobre a venda à iniciativa privada, a recomendação dos analistas para os papéis da Cesp é de compra. “A empresa registrou uma queda muito grande desde a suspensão do leilão, o que abriu uma oportunidade de compra”, observa a analista Rosângela Ribeiro, da corretora SLW. No ano, as ações da Cesp acumulam queda de 28,69%.

Ela alerta, porém, que o investidor deve aguardar o melhor momento para adquirir as ações. Como as cotações devem oscilar muito nos próximos pregões, quem comprar os papéis no pico do movimento de alta pode arcar com prejuízos. "É importante deve ficar de olho no sobe-e-desce da ação e aproveitar um momento de queda para comprar", diz.

A analista lembra que o principal motivo para o fracasso da privatização da Cesp foi a incerteza quanto a renovação da concessão das hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá, que respondem por quase 70% da capacidade de geração de energia da empresa e vencem em 2015.

Agora, de acordo com notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o governo paulista decidiu cobrar do governo federal o reconhecimento de um direito do Estado que garante a renovação das concessões e ameaça até recorrer à Justiça. Com isso, muitos investidores passaram a acreditar na retomada do processo de privatização.

Para a analista da SLW, a Cesp deve obter o direito de operar as usinas - até porque outras companhias do setor se encontram na mesma situação -, mas ainda não está claro quando isso ocorrerá. “Enquanto não houver a renovação, o governo não deverá vender a empresa”, diz.

A analista-chefe da corretora Ativa, Mônica Araújo, também recomenda a compra das ações da Cesp, por avaliar que o cenário para a companhia é positivo, ainda que não venha a ser privatizada, e ficou melhor após a conquista da classificação de grau de investimento pelo Brasil. Ambas as corretoras colocaram o preço-alvo dos papéis da estatal em revisão.

BuracoInvest disse...

O rolo com a Alstom e o Metro de SP não é coisa nova.

Também li a notícia da nova tentativa de privatização (essa sim te impacto direto e explica o movimento). Vamos ver quais serão as mudanças nesse novo processo de leilão da empresa (quem será que conseguiu fazer mais pressão - o governo ou as empresas interessadas na compra??)

Seagull disse...

Para mim não vai ser como antes, uma privatização.

Eles devem pulverizar o capital próprio (ações ON da Cesp3) mantendo o controle.

Com isso, pode ser que haja também alguma mexida nas preferenciais, mas eles vão continuar tomando conta da empresa e buscar a solução mais lucrativa do ponto de vista dos atuais mandatários no governo de SP.

E como são do PSDB, com a proximidade das eleições o PT vai fazer de tudo para jogar areia em qualquer que seja a proposta.

Essa briga está longe de terminar, mas se tem um fator real nesta história é o valor da empresa e o VPA de cada ação! ;-)

Abs ^v^