Plus500

9.5.08

Análises de Mercado e Estratégias de Investimento

É sempre bom lembrar, e deixar claro, a diferença que existe entre o trabalho de um analista, as leituras de mercado e as estratégias desenvolvidas por investidores.

Recebo muitas mensagens por email solicitando "análises" - de índices e ativos - as quais não me furto em responder, mas gostaria de esclarecer, e sempre que possível enfatizar, que tudo representa, na verdade, o resultado de meus estudos, não se constituindo em recomendações de compra ou venda para qualquer ação que seja.

Não me considero um "analista", nem tenho credenciais para isso. Apesar de minha longa experiência como profissional de mercado, hoje em dia os requisitos necessários para emitir relatórios, fazer gestão de capital e sugerir investimentos são outros. Meu histórico é de operador, estrategista, parte de uma equipe que prestava serviços para os clientes das instituições onde trabalhei, assim como fazia a movimentação do capital próprio, eventualmente propondo operações que considerava interessante para remunerar a carteira da corretora.

Portanto, o que me disponho a fazer aqui, é simplesmente compartilhar minha experiência, abrir meus estudos para a turma do Seagull Trading e, em decorrência, com a parte da comunidade financeira que acompanha o nosso blog. E escrevo isso, muito em função da enorme quantidade de blogs e sites "especializados" em mercado financeiro. Qualquer um pode criar gratuitamente um espaço e se apresentar como professor ou analista. É preciso tomar muito cuidado com a fidelidade das informações que circulam pela internet!

No Monitor Investimentos a proposta será um pouco diferente. A equipe é mais profissionalizada: temos agentes autônomos de investimento para dar suporte às operações em bolsa, analistas técnicos para tratar dos gráficos, fundamentalistas para interpretar a situação das empresas e de cada setor. Todos devidamente capacidados, e aptos, a oferecer os serviços de treinamento e gestão, seja por terem obtido diplomas em mercado de capitais, credenciamento na Ancor, ou o CNPI fornecido pela Apimec.

Eu, como pretendo continuar evoluindo nos estudos, aumentando meus conhecimentos, aprimorando minhas técnicas de tomadas de decisão (incluindo o aperfeiçoamento dos Trading Systems), posso até voltar a dar aulas, mas exclusivamente sobre o que eu sei e venha a ajudar àqueles que querem se desenvolver no mercado.

Na minha opinião, os mestres são apenas facilitadores no processo de aprendizado. Ninguém te ensina! O único senão fica em relação ao próprio conhecimento: isto pode até ser transmitido, mas a real experiência (de vida e no mercado) só se adquire com o passar dos anos - ou acreditando naquilo que outros já vivenciaram e têm a boa vontade de compartilhar.

Eu estarei sempre por aqui (ou lá, rs), cuidando das minhas finanças e desenvolvendo estratégias que ofereçam boas chances de êxito nos meus negócios. Portanto, mãos à obra! O sucesso pessoal depende do esforço de cada um!

Que os amigos tenham um ótimo final de semana . Abs ^v^


5 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitando que tocou no assunto, ficaria muito grato se pudesse fazer uma análise do ativo mmxm3. Estou comprado em 53,72. Abraço.

Leonardo Peres

Seagull disse...

Fala Leonardo!

Análise não, rs. Vou fazer uma leitura do meu gráfico aqui...

Isso é um foguete, eu esperava um pullback neste rompimento de topo nos 49,25, ou mesmo na fibo em 47,50, mas o papel deu uma corrigidinha até 51,20 e hoje já se levantou novamente.

Se o mercado ajudar, passando do topo em 57,50 só tem resistência (fraca) lá por 61,80. Segundo as fibos do grafico diário logarítmico - que conseguem projetar alvos em mares nunca antes navegados. :-)

Mas como diz o Marco Aurélio, se esses números não forem mágicos é tudo bruxaria! ;-)

Abs ^v^

Anônimo disse...

o custo de um analista que acertasse todos os movimentos do mercado seria infinito...
e o investidor que dependa somente de opinião dos outros, faria melhor ficando na renda fixa, ou comprando um fundo desses que os bancos oferecem.
para estar na bolsa de valores, o investidor deve estar num estágio de conhecimento e experiência maior.
o jeito mais fácil para investir na bolsa é utilizar aquele mantra básico propagado por especialistas na mídia em geral: bolsa é para longo prazo, compre aos poucos, mas sempre. Engraçado, mas acho que esta estratégia significa que o mercado de renda variável deveria tender, a longo prazo, a uma aplicação me renda fixa, isto é muito estranho.
Mas o mercado é estranho mesmo. Opções não deveriam servir para especular a curto prazo, no entanto elas vencem todo mês...
Posicionar em mercado futuro significa ganhar/perder no índice o que se ganha/perde na carteira.
Eu, enquanto investidor, leio todas as análise que encontro. Porque esta vida de investidor é muito solitária, e é muito bom ver o que os especialistas dizem especialmente quando coincidem com a minha opinião!!!

Seagull disse...

Muito legal seu comentário Wilson.

Acho até que vc deveria postar seus textos com destaque.

Qualidade tem de sobra tanto na forma de redigir como em conteúdo.

Nunca esqueça que esta casa é nossa!

Explore o espaço para fazer suas leituras particulares do mercado - ou tratar da psicologia que envolve os trades - e depois republicá-las no MF. :-)

Abs ^v^

wil123 disse...

valeu pelo elogio, Márcio!!!!