Plus500

5.5.08

Pedidos dos leitores

Como todos vêm percebendo, não tenho conseguido manter uma frequência regular de postagens. Estou focado no desenvolvimento e acertos do novo site, cuidando ainda de minhas operações na medida do possível.

Recebo uma média de 10 a 12 solicitações diariamente por email, e, não sendo capaz de atender a todas, peço que, preferencialmente, coloquem suas mensagens nos campos de comentários aqui do blog quando der, pois assim, um outro colaborador poderá também ajudar, o que acaba sendo útil para todos. Alguns emails eu ainda consigo responder, e tento publicar aqui um ou dois gráficos dentre os ativos que guardo nos meus estudos. Quando tenho condições, mesmo que seja uma ação fora do meu acompanhamento, ainda assim, procuro montar o gráfico e fazer um leitura isenta.

Bem, o(s) premiado(s) de hoje: o Rafael Cardoso escreveu...

---------------------------------------------------------------------------

Boa tarde! Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, acompanho há alguns meses via Bloglines e realmente tenho aprendido bastante.

Gostaria da tua análise gráfica sobre a WHRL4, que parece estar "acordando", e também sobre como você sugere que se faça análise de empresas como está, que possuem pouco volume negociado no Brasil.

Atc,

Rafael Cardoso

-----------------------------------------------------------------------------
OBS: como o Cláudio Antunes também pediu para postar um gráfico da Brasmotor, que são ativos intimamente relacionados, e se encontram em situações parecidas, vai em dose dupla!




Penso que, independente da liquidez de cada ativo, o caminho para tomada de decisão deve ser o mesmo: avaliar os fundamentos (basicamente o P/VPA, PL e Dividend Yeild) para ver se a ação merece entrar na carteira, observar o gráfico (de acordo com o timeframe escolhido), e decidir pelo daytrade, swing ou position.

Conforme a Central do Investidor, a Brasmotor é controlada pela Whirpool que é uma holding sem atividade operacional, cuja maior participação no seu patrimônio líquido é a Multibrás Eletrodomésticos, fabricante de produtos da "linha branca".

Sobre o setor, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a queda do faturamento no ano de 2007 foi devido à apreciação do Real e aumento das importações da ordem de 22%. Para 2008 estima-se que o movimento de queda permaneça, porém, a uma taxa inferior ao ano de 2007. No biênio seguinte, 2009-2010, a apreciação do Real e a base fraca de comparação possibilitam uma retomada relativa do faturamento do setor, entretanto, a alta concorrência e a saturação do mercado de eletroeletrônicos, principalmente da linha branca, impedirá o retorno a patamares próximos ao do ano de 2006.



Com a nova "Bolsa-Geladeira" do Lula parece que, tecnicamente, os ativos deste segmento estão em franca recuperação. Ambos romperam suas LTBs nos gráficos diários em escala logarítmica, sendo que a WHRL4 já deu sinal de compra com alvo em 4,75. Mas a BMTO PN está prestes a seguir o mesmo caminho e a superação destes níveis de 1 real projeta suas cotações inicialmente para 1,35. Hoje elas subiram bastante, valorizando 11 e 14% respectivamente.

Espero poder tê-los ajudado! ;-)

Abs ^v^


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá...

A título de colaboração, tem um estudo com a visualização gráfica datado de 13/04, cujas linhas de expansão x retração demonstram as minhas perspectivas para o ativo...

veja lá :

http://elucubracoesgrafistas.blogspot.com/2008/04/cuidado-para-no-entrar-numa-fria.html

Abcs e bons negócios !

RC disse...

Valeu!

Abraço, Rafael Cardoso