Plus500

27.5.08

Fitch: riscos de inflação e o grau de investimento

Enquanto esperamos ansiosos pelo segunda classificação com IG, a agência Fitch Ratings alerta as economias emergentes para o risco de um descontrole inflacionário. Esta promoção para Investment Grade estaria iminente, e dela depende a liberação para entrada dos recursos oriundos dos milionários fundos de pensão que são, pelos seus estatutos, restritos de aplicar em países que não atendem à esta condição.

E o Brasil ainda tem um dever de casa a fazer... alguns motivos eu descrevi e relacionei no post anterior.

Fitch alerta para riscos de inflação em emergentes


A agência de classificação de risco de crédito Fitch Rating advertiu para os riscos provenientes do aumento da inflação na solidez do crédito soberano dos países emergentes e divulgou um índice de vulnerabilidade à volatilidade macroeconômica provocada por choques de inflação. O índice, de 73 países emergentes, é encabeçado por Jamaica, Ucrânia, Casaquistão.

O Brasil não aparece entre os dez mais vulneráveis aos riscos da inflação e, segundo o índice, apresenta vulnerabilidade menor do que a da Rússia e a da Índia. No ranking, o Brasil está em 40º lugar, mostrando vulnerabilidade maior do que a do Chile (47º), Peru (65º), Colômbia (66º), México (70º) e Uruguai (71º).

...

Uma das principais conclusões do relatório da Fitch é de que, embora o atual choque de inflação tenha um amplo componente internacional, os desafios de inflação enfrentados pelos países emergentes estão longe de serem "puramente" de oferta. De acordo com a Fitch, uma boa parte do universo dos países emergentes enfrenta pressões inflacionárias subjacentes, incluindo os localizados na Europa, em partes da Ásia, entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo e outros exportadores de commodities.

A matéria da AE - com informações da Dow Jones - foi publicada na íntegra na seção de "Notícias " no Monitor Investimentos

Quero esclarecer aos leitores do blog que minha pouca assiduidade aqui deve-se principalmente à realização da última fase de testes que estamos fazendo no portal MI, notadamente no fórum, ao que agradeço a colaboração e sugestões enviadas pelos amigos, e, em breve estaremos implementando a versão final para liberar o acesso a todos os membros da comunidade financeira. Todo o conteúdo postado neste período deve ser eliminado para a entrada do modelo definitivo, assim como algumas inscrições mais recente podem ser perdidas.

Oportunamente eu farei o aviso àqueles que estiverem nesta situção, orientando por email como proceder para restabelecer seu cadastro e registrar novamente as senhas de acesso.

Abs ^v^


Nenhum comentário: