Plus500

19.5.08

Traders x Risco

Afinal, o que faz de um trader, ser uma pessoa de sucesso?

Os bons traders (grandes) traders também são excelentes administradores de risco. Afinal, você gerencia o risco em cada trade? Eles respeitam os estudos feito sob o risco para cada trade e com isso, o seu capital. Geralmente esse risco fica em torno de 1/4% a 1% por posição (e não mais de 2%). Os grandes traders protegem o capital como se fosse o neném querido do "babai" e eles estão estritamente corretos por isso. Trading não é coisa fácil e acumular dinheiro também não é. Valorize cada cents que o mercado "lhe dá".

Vença, perca ou extraia :-)

Gerenciar seu capital reflete diretamente no MUITO ou no pouco que você tem.

Matematicamente, 2% é o máximo que você pode arriscar além de sobreviver na linha de socorro onde seu Stop pode chegar dependendo da ocasião.

Se você tiver na conta 25k e arrisca 2%, entenda que $500,00 é algo que você deve desconsiderar, ou seja, ainda não pertence ao mercado e pode voltar a você com seus parentes (os lucros), mas se você não fizer o trade "correto", uhm, será um parto (sem contar o valor da corretagem, por isso, acumule nesses 2% o valor da corretagem). Uma vez que seu capital é maior, é aconselhavel arriscar menos e com experiência, você entenderá que certos tipos de situações poderão permitir um risco maior. Risco é risco, você nunca irá fugir dele. Não tenha medo do risco, aliás, tenha-o como aliado... Simplesmente é impossível fugir do risco e a vastidão do tema é extremamente assustador. No livro "Desafio aos Deuses" de Peter L. Bernstein, ele comenta que o risco afeta os aspectos mais profundos da psicologia (nossas emoções e sentimentos), matemática (quantitativo), estatística (probabilidade de acerto/erro) e história (ciclos do passado que podem refletir no futuro). Quando você trabalha gerenciando o risco, o que acontece? Você inicia um processo onde os sentimentos, as emoções, os achismos ficam fora do jogo e a racionalidade do risco passa a trabalhar a seu favor.

O cientista que desenvolveu o foguete Saturno 5, que lançou a primeira missão Apolo à lua, expressa-o nestes termos: "Você deseja uma válvula que não vaze e faz todo o possível para desenvolvê-la. Mas no mundo real só existem válvulas que vazam. Você tem de determinar o grau de vazamento que pode tolerar." (Obituário de Arthur Rudolph, em The New York Times, 3 de janeiro de 1996).

Trazendo isso para a nossa realidade... desejamos muito fazer trades perfeitos, com todos os setups possíveis, mas no mundo real, todo trade pode falhar, entretanto, devemos determinar o grau de prejuízo que podemos tolerar.

Por isso, defina seus objetivos e respeite-os.

BearNaked (Sei Lá Trader)

Nenhum comentário: