Plus500

2.5.08

PIBB11: Um espelho do IBrX-50


Para quem acompanha o índice, mas só pode operar no mercado a vista com os ativos negociados na Bovespa, o PIBB é uma boa representação da bolsa, sendo uma cota de fundo de investimento que tem por objetivo adquirir Ações IBrX-50 (índice que acompanha o desempenho dos 50 principais papéis do Ibovespa).

Quanto aos dividendos, eles não são pagos em dinheiro ao quotista. O administrador reinveste o valor correspondente nas ações que compõem o índice, mantendo inalterados os percentuais da carteira do Fundo, e ainda poderá obter receita através do aluguel ao mercado de parte das ações, na forma prevista em seu regulamento. A receita com aluguel reverte para o Fundo, permitindo pagar suas despesas operacionais, aumentando a aderência à carteira teórica do IBrX-50.

O IBrX-50 é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. Ele foi desenhado para ser um referencial para os investidores e administradores de carteira, e também para possibilitar o lançamento de derivativos (futuros, opções sobre futuro e opções sobre índice). O IBrX-50 tem as mesmas características do IBrX – Índice Brasil, que é composto por 100 ações, mas apresenta a vantagem operacional de ser mais facilmente reproduzido pelo mercado.

Enfim, este já rompeu seu TH em 102,00. Após fazer a máxima hoje em 107,10, o ativo está corrigindo, possivelmente realizando uma inversão de polaridade que pode caracterizar o pullback por cima da antiga resistência - testando a mesma como suporte.

Obviamente duas sessões seguidas com altas tão expressivas, levam os investidores a apropriar parte dos ganhos. O grau de investimento já é uma realidade! Mas temos sempre que ficar em alerta para aquela máxima do mercado. A bolsa antecipa os movimentos e desconta tudo. Quem lembra da lei de Dow?


3 comentários:

Anônimo disse...

legal o PIBB11, mas lembrar que:

1. tem uma pequena taxa de adm
2. por ser um fundo, não dá isenção do IR para alienações abaixo de R$20.000 (se bem que neste tópico o assunto é controverso!).

wilson

Seagull disse...

Wilson,

a taxa de adm é embutida na rentabilidade da carteira, assim como o aluguel dos ativos que a compõem abatem nos custos de carregamento.

Quanto a não fazer jus à isenção isto é mesmo muito controverso. Eu lançaria em meu benefício sim, mas é uma decisão pessoal.

Assim como no futebol, muitas vezes, a regra NÃO é clara! ;-)

Abs ^v^

Seagull disse...

Como no mercado o PIBB é negociado como um outro ativo qualquer, são suas cotações que definem a valorização.

Em termos fundamentalistas é outra história...