Plus500

10.7.07

Ciclos sem Fim?!?

Pessoal, estamos presenciando, desde o início de 2003, um movimento de alta que, salvo algumas correções esporádicas, tem sido bastante consistente e lucrativo para os investidores de LP. Com a ressalva da baixa de 42 mil para 32.000 pontos ( de maio a junho /06) e uma outra menor de 46.750 para perto de 41k - em fevereiro deste ano, aplicar em ações na bolsa foi pura alegria.

Entretanto, muitos ainda se perguntam se esta tendência pode durar para sempre. Os ciclos do mercado acompanham o nível de atividade econômica e a liquidez mundial. Estas nunca estiveram tão bem durante estes últimos anos. No Brasil, a política de controle da inflação e redução da dívida, aliada ao aumento das reservas cambiais com os cortes nas taxas de juros, criaram um cenário extremamente favorável para o ingresso de recursos vindos do exterior. Com as isenções e incentivos, tornar-se credor do país ficou sendo um bom negócio. Mesmo com a queda da Selic, as aplicações em RF continuaram muito atrativas considerando os juros reais. E, com a abertura de capital de diversas empresas, o volume financeiro na Bovespa disparou. Depois de Shangai e outras praças asiáticas, foi o mercado que mais cresceu!

Agora, tantos mil pontos após, os resultados passados começam a seduzir novos e despreparados investidores para a "farra" da Renda Variável! Isto me preocupa, como venho reiteradamente comentando. Tomara que não sejam estes os eleitos para pagarem a conta! Ações com pouco histórico e reduzido número de transações têm sido a coqueluche do mercado. Valorizações absurdas em curtos períodos para em seguida voltarem, às suas realidades. E o povo comprando...

Com toda melhora nos mecanismos de fiscalização, ainda são nebulosas as razões que motivam estas arrancadas. Fundamentos? A análise dos gráficos? Informações de "cocheira", ou vai nas "coxas" mesmo? Talvez para o aplicador convencional, que não tem acesso prévio aos fatos geradores, resta a alternativa de buscar fazer um acompanhamento na evolução do volume e das instituições envolvidas nestas transações. Isto sim, pode ser um forte indicador das grandes acumulações que antecedem as arrancadas fantásticas (?), o que é bem mais difícil de identificar nos ativos habitualmente mais negociados.

Entretanto, como não existe dinheiro fácil, estas investidas exigem cautela para não ficarmos sujeitos a perdermos a movimentação. É muito comum alguns acabarem ficando com o mico na mão. Então, o melhor é ficar atento para as oportunidades, sem deixar perder o timing de saída! Grandes lucros, riscos altos, e possibilidades de prejuízos na mesma proporção. Usem stops! Apesar da chance de levar um "violino", limitar a perda ainda é um instrumento necessário para preservação do patrimônio! ^v^

2 comentários:

DrFox disse...

Oi Marcio,

Uma frase do seu testo chamou minha atenção: "Tomara que não sejam estes os eleitos para pagarem a conta!".

Infelizmente está fora de nosso alcance evitar esse fato e mais uma vez aquele que menos participou da festa ficará com a conta.

Esse é o jogo, a nós como criaturas Darwianas, só resta nos prepararmos bem, pra sobrevivermos a essa cruel seleção natural (nem tanto).

[]'s

DrFox

Seagull disse...

Pois é Dr.Fox...

mas este é o meu maior receio. Que esta fase altamente positiva da Bovespa gere decepções para os últimos da fila, e mais desconfianças com o mercado de renda variável que tanto atraiu novos investidores durante estes anos.

Todos ensinam e incentivam as pessoas a comprar, tirar suas economias da RF para entrar no risco, sem contarem com o imponderável!

Momentos como estes são bastante temerários no meu modo de ver, embora nada esteja definido e o mercado, por seu histórico, ainda seja de alta. Por enquanto...

Valeu a sua chamada para a frase e todo o restante do comentário! Suas observações são sempre muito pertinentes!


Grande abraço ^v^