Plus500

1.4.08

Fundos de Ações - Março/2008

Seguem gráficos de alguns fundos de ações do BB com a atualização do mês de março/2008.

Primeiramente, tem-se o gráfico da média geral dos fundos que estão sendo acompanhados. O mês de março ficou abaixo de fevereiro, chegando inclusive a ficar abaixo do nível do mês do início do ano (linha vermelha pontilhada). Na gangorra do mercado, as aplicações em ações no 1º trimestre de 2008 não foram vantajosas, por isso a importância de se visualizar os gráficos e tentar rastrear a tendência.


Passando para os gráficos específicos dos fundos de ações, os Fundo do setor de Bancos e Consumo mostram tendência de baixa. Como já falado, estes fundos são recentes e as suas cotações são desde outubro/2007.

O fundo de ações do setor de Siderurgia (fundo também recente), após o bom desempenho no mês de fevereiro, no mês de março ficou meio "de lado" e na última semana passou a fazer cotações abaixo da média móvel de 30 dias (MM30), linha esta que já se mostra "emborcada" para baixo.


Pela linha marrom, no gráfico do Fundo de Ações Exportação (figura abaixo), tem-se uma noção da tendência de baixa iniciada a partir de outubro de 2007. Atualmente, o gráfico mostra momento de (in)decisão, ficando na região da resistência R1 e das MM200 e MM60.

É bom acompanhar, pois, se no longo prazo a tendência ainda for de alta (inclinação da MM200), uma estratégia de entrada é com o cruzamento de baixo para cima do gráfico de cotações com as médias móveis.


O Fundo de Ações Dividendos por 2 vezes neste ano fez cotações abaixo da média móvel de 200 períodos (MM200). O que causa dúvidas quanto ao momento de aplicação.
Abaixo alguns outro fundos (Energia, Telecomunicações, Vale e Petrobrás).

Em praticamente todos os gráficos, percebe-se que o mercado se encontra congestionado entre máximas que ocorreram em out/2007 e mínimas que ocorreram em jan/2008.



O momento atual pode estar mostrando uma transição de tendência no longo prazo, que pode ser desmistificada com o rompimento das linahs de tendência de baixa e os topos históricos.

Semanalmente temos prévias de alguns gráficos de fundos de ações no Buraco Invest (www.buracoinvest.blogspot.com).

Bons negócios!
buracoinvest

Um comentário:

Seagull disse...

Belíssimo acompanhamento, Roger!

Thanks for sharing! ;-)

Abs ^v^