Plus500

18.4.08

STS pulando para a série E

Com o feriado e véspera de vencimento da série D, já é hora de ir colocando a "violinha" no saco (para não sofrer com a volatilidade desse dia que antecede o exercício e correr o risco de tomar uns "violinos" na cara!)

A hora é de contabilizar os lucros (ou menores perdas, rs) e começar a pensar nas estratégias para fazer valer até o dia 19 de maio!

Como a série E ainda está incipiente neste nosso mercado de liquidez restrita aos vencimentos presentes - ainda mais sem podermos contar com as opções de venda (os PUTS) - devemos pautar nossas ações da maneira mais técnica possível!

Claro que em um mercado BULL, não há nada que renda mais do que uma comprinha a seco. mas isto chega a me dar arrepios se não estivermos nos referindo a daytrades. Querer fazer swing, ou pior, position com derivativos (virar investidor de opções?) é a morte!

Então, dando um pontapé inicial (pelo menos aqui no blog) para esta série que está "dando a largada" de verdade agora, podemos fazer algumas observações:

- das opções mais negociadas em Petro, todas estão com um prêmio muito alto. A partir da atualmente ATM (PetrE86) que está cotada em R$ 5,50 (no momento que escrevo) - com um vencimento de apenas 18 dias úteis, a taxa de juros bruta projetada para o período está em 6,6%. Se não parecer muito, temos que considerar que o CDI mensal está rendendo em termos líquidos na faixa de 0,8%!

- mas tudo isto (somado ao expressivo aumento do número de operações a termo realizadas ontem no papel) pode estar indicando uma forte alta pela frente! Mais de 5 reais de gordura não é pouca coisa não!!!

- ainda na Petro, observamos que as OTM estão com muita gordura (o que até seria normal, não fosse tanta assim!) mas suas travas, ainda por estarmos começando um novo vencimento, estão bastante interessantes. A 84/86 por exemplo está saindo por 1 real!!!

- comparando o valor de uma trava ATM (com os ganhos restritos a 2 reais e perdas ao valor do spread negociado), podemos ter em uma +84/86 até 100% de ganho até o dia do exercício (ou antes, caso o ativo-objeto se valoriza mais do que isso), enquanto em uma compra a seco na PetrE98 (ganhos ilimitados) está saindo por 1,25!!! Isto exigiria que o papel venha se valorizar quase 15% para este strike entrar no dinheiro.

- sobre a opção no range "do jogo" - e publicada no gráfico acima, ela é a PetrE96. Tem forte resistência neste nível de 1,75. Caso a Petr4 consiga se manter acima de R$ 85 (ou venha a efetuar um pullback por cima), as chances do papel ir até a faixa dos 90 continuam sendo grandes. Mas sempre lembrando que topo é topo, e uma resistência só deve ser considerada rompida depois de testada como suporte!

Já já escrevo sobre a Vale...

^v^

4 comentários:

Seagull disse...

Pelo STS a PetrE96 sugeriu realização dos lucros da compra em 1,70 e com a perda da LTA no intradiário já indicou venda na passagem para baixo de 1,67!!!

Bom ficar de olho que a especulação está comendo solta nesta véspera de feriado e exercício da série D!!!!

^v^

Antonio disse...

Olá Seagull, tenho acompanhado já a algum tempo esse blog de alta qualidade de aprendizado, parabens.
Tenho uma questão que não sei me virar pelo meu pouco conhecimento, estou estudando desde Nov2007.
Terei uma grana para lançar coberto, e quero ter uma rentabilidade mensal, tipo lançar ATM taxa.
Pelo que tenho observado, é legal lançar ATM qdo a ação objeto está em um fundo ou suporte, pq aí é bem provavel que ela suba e vc seja com certeza exercido, para laçar uma nova seria, isso seria o mundo ideam para mim.
Agora, a minha duvida é por exemplo como lançar essa taxa gorda da PETRE86, td bem eu lanço, recebo uma bolada, e dai vejo uma nova turbulencia jogar a PETR4 para 76 REAIS por exemplo. E aí, como faria para lançar uma nova série, teria que lançar OTM, com baixo retorno, certo? Qual seria a alternativa para ter um fluxo de caixa bom nesses casos em que a ação objeto esta em resistencia/topo ? Abraço

Anônimo disse...

Lançamento a descoberto da E86 disparou na sexta.

Seagull disse...

Olha Antonio Cesar,

tudo certo que lançar a opção quando o papel esta no suporte pode oferecer mais chances de exercicio e de vc ficar com ataxa do período.

A contece que quanto mais alto estiver o valor do prêmio maior será seu "desconto" no preço do ativo-objeto.

Em caso de queda do mercado seu custo vai ser reduzido do prêmio da opção, mas vc vai encarteirar o papel e este talvez não seja seu objetivo.

Mas além disso deve-se atentar para o tempo que resta para o vencimento da série e a volatilidade histórica do papel, já que tudo isto tb faz parte da teoria de B&S (que não sei se vc acompanha por este lado).

Jackyo,
acredito pela pela proximidade do vencimento na serie D seja possivel que estejam havendo rolagens o que explica o aumento nas descobertas da opção ATM na séir E, bem mais gorada, com bastante valor extrínseco.

Em todo caso, nestes dias que antecedem o exercício, ocorrem muitas distorções e o quadro só ficara´ mais legível a partir de quinta-feira.

Abs aos 2

^v^