Plus500

25.4.08

Oi Brasil ou BrOi = TNLP4 + BRTP4

(Reuters) - A Oi anunciou nesta sexta-feira que fechou acordo para compra do controle indireto da Brasil Telecom por 5,86 bilhões de reais, valor acima do previsto pela Oi em fevereiro.

O valor do acordo equivalente a um preço por ação da Brasil Telecom de 72,30583 reais.

E as ações das duas empresas entraram em leilão na Bovespa! ^v^

14 comentários:

Seagull disse...

Pela manhã era este o cenário:

Governo quer limite e contrapartida para fusões de teles

Depois de enviar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) documento em que pede o fim das restrições legais à compra de uma concessionária de telefonia fixa pela outra (mudança que permitiria a compra da Brasil Telecom pela Oi), o Ministério das Comunicações fala agora da necessidade de restrições a esse tipo de operação.

O governo federal expressou sua opinião no documento que acompanha consulta pública sobre a atualização das políticas públicas em telecomunicações.

"Devem também ser estabelecidos claros limites ou contrapartidas aos processos de fusões e aquisições entre as atuais prestadoras", argumenta o ministério. "Tais limites são necessários para possibilitar a existência de condições favoráveis à atuação de competidores no mercado", conclui.

Compartilhamento de redes

O governo não especifica que limites ou contrapartidas seriam, mas dá um sinal. Avalia que as grandes empresas detentoras da infra-estrutura devem compartilhar suas redes, para favorecer o surgimento de prestadoras de pequeno e médio porte.

No documento, o governo reconhece que o atual marco legal está velho, que telefonia fixa é um serviço estagnado e que celular é caro e, por isso, apesar de muito difundido, é pouco usado. "O modelo precisa de atualização.

O tradicional serviço de voz (...) já entrou em curva de declínio", avalia o governo. "Na telefonia móvel, ainda se verifica que os serviços têm preços que levam a um baixo índice de utilização individual."

De acordo com o ministério, o processo de universalização da telefonia fixa foi insuficiente: há 39,3 milhões de linhas em serviço, o que corresponde a cerca de 20 linhas para cada 100 habitantes. No caso dos celulares, há 121 milhões de linhas, o que dá 63 para cada 100 habitantes, com tendência de crescimento.

Internet de alta velocidade

Para o ministério, o acesso à internet em alta velocidade vai substituir a universalização da telefonia fixa (voz) como principal objetivo da política pública para o setor. "Apesar de sua importância, o serviço de voz não pode ser mais o único fio condutor da política brasileira de telecomunicações. O eixo para os próximos dez anos tem que ser o acesso em banda larga, sobre o qual são oferecidos, de forma convergente, serviços de voz, dados e vídeo."

Ainda segundo o ministério, o papel do Estado no fornecimento de acesso à internet com banda larga é oferecer serviços gratuitos em instituições públicas e locais de acesso coletivo. "Acesso individuais devem ser providos de forma privada, em bases comerciais adequadamente reguladas pelo Estado."

Junto com o texto, o Ministério das Comunicações formulou 21 perguntas sobre o setor "como estímulo ao debate". O texto e as perguntas está disponíveis em www.mc.gov.br.

Seagull disse...

Em comunicado enviado ao mercado nesta sexta (25), a Telemar Participações, controladora da Oi, informou que estão em "fase final" as negociações para a aquisição da Brasil Telecom (BrT).



De acordo com o comunicado, as assinaturas de todos os documentos necessários à concretização da transação devem ser concluídas ainda nesta sexta. A expectativa é que a documentação do negócio seja enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) até a noite.

É a seguinte a íntegra do comunicado:

"TELEMAR PARTICIPACOES S.A., (“TmarPart”) vem a público, em conjunto com suas controladas TELE NORTE LESTE PARTICIPACOES S.A. e TELEMAR NORTE LESTE S.A., em virtude das notícias veiculadas na imprensa nesta data, e em complemento às divulgações feitas em 9, 10 e 30 de janeiro, em 6 de fevereiro de 2008, e em 26 de marco de 2008, informar o que se segue:

1. As negociações visando a reestruturação da base acionária da TmarPart e a aquisição do controle acionário indireto da Brasil Telecom Participações S.A. estão em fase final, havendo a expectativa que se concluam nesta data, com a assinatura de todos os documentos e a realização dos atos societários pertinentes. Tendo em vista a complexidade dos assuntos e a magnitude das transações envolvidas, não há certeza que serão efetivamente concluídas hoje.

2. Tão logo as operacoes sejam concluídas, a TmarPart e suas controladas farão ampla e imediata divulgacão ao mercado. Rio de Janeiro, 25 de abril de 2008."

Seagull disse...

Congelaram tudo na minha tela: BRTP, BRTO, TNLP e TMAR!

Xiiiiiiiiiiiiiiii

Seagull disse...

Liberou agora: a TNLP que saia por 41,35 abriu em 41,58... sem grandes oscilações para o tamanho do alarde!

Vamos ver daqui para a frente! ;-)

Seagull disse...

O grande salto foi nas ações da BRTO3... depois do leilão elas abriram em alta de 25%, aos 50 reais!!!

BRTP3 tb avança 9%!

Seagull disse...

Agora que ja devem ter tomado as opções da TNLP4, ela começa a ser puxada... já passou de 42,15!

Ploko disse...

Olá Seagull,

quais os motivos que levam a colocar a ação em leilão? A ação fica indisponível para negociação neste período? Nos inícios e términos dos pregões isso tbém acontece, certo?

Vc poderia me explicar esta questão, sempre tive dúvidas a respeito. Desde já agradeço,

Um abraço,

Fmeier

Seagull disse...

Fmeier,

alem dos tradicionais CALLs de abertura e fechamento existem algumas condições que podem levar ativos a leilões especiais.

Com o assunto é vasto, sugiro que vc recorra a este link abaixo para tutorial do aprendizado:

http://www.monitorinvestimentos.com.br/aprendizado.php?id_aprendizado=25

Abs ^v^

Seagull disse...

Hummm...

estourou a largura do campo de comentários.

Mas não tem problema: copie e cole o link no seu browser! ;-)

Ploko disse...

Ok, Seagull.

Obrigado pela indicação.

P.S. Este site se refere ao que vc está desenvolvendo? Não o conhecia ainda...

Abraços

Marcio disse...

Eheheh...

nem está lançado ainda oficialmente, apesar de eu ter colocado o logo com um link aqui na barra lateral do ST.

Mas como vc bem falou, estamos desenvolvendo... incluindo um conteúdo ou outro, mas a briga é para tornar o fórum operacional.

Ele estava uma maravilha, mas aí identifiquei uns bugs na fase de testes.

Logo ele estará liberado para todos... por enquanto fico meio aqui, meio lá.

E mesmo depois de pronto, isso aqui não vai acabar.

O Seagull Trading já adquiriu vida própria e eu pretendo manter para sempre, pq é a minha casa e onde abri para receber os nosso amigos.

:-)

Abs ^v^

Ploko disse...

Legal, a "cara" do site está muito bacana! Não esperava encontrar tantas funcionalidades.

E pode ter certeza, este fórum vai ser um sucesso! Eu mesmo estarei lá sempre que possível, aprendendo muito.

Um grande abraço, e mais uma vez, sucesso nesta nova empreitada!

Fabiano Meier

Marcio disse...

Valeu Fabiano,

obrigado pelo incentivo de sempre.

Querendo incluir seu nome na lista de colaboradores daqui do blog me manda um email para seagulltrading.com@gmail.com que eu te envio um convite de bate-pronto! ;-)

Abs ^v^

Ploko disse...

Grande Seagull, ou melhor ainda Grande Marcio!

Agradeço de coração o convite, mas pra mim seria muita honra ter o nome estampado como colaborador do seu blog.

Tenho muito ainda a aprender com pessoas como vc! Mas tenho certeza que se depender de vc, em pouco tempo poderei estar compartilhando também o meu aprendizado com vc e com tantos outros que necessitarem.

Mais uma vez, obrigado.

Fmeier