Plus500

8.4.08

Tipos de Ações

Recebi alguns emails de leitores do blog perguntando qual a razão do valor das ações ordinárias ser superior ao das ações preferenciais.

Como sabemos, existem ações PN, que até pelo que diz o nome, elas tem preferência no recebimento de dividendos. Podem ser simplesmente preferenciais (p.e PETR4), ou serem divididas em classes, onde as mais comumente encontradas no mercado são as da classe A, como a VALE5 (PNA), e classe B - ELET6. Estas diferenças são pequenas, mas existem, e devem constar no edital de lançamento das ações, assim como no estatuto da companhia de capital aberto para dar ciência aos acionistas de seus direitos.

O outro tipo são as ordinárias que dão aos seus detentores o direito a voto nas Assebléias Gerais. Também fazem jus aos proventos e ao recebimento de tag along (que assegura, em caso de venda da empresa, no mínimo, 80% do valor da transação). Na Bovespa também existem outros tipos de ativos negociados, como as Units (UBBR11, ALLL11), e os direitos de subscrição, por exemplo

Um outro detalhe é que no caso da empresa deixar de apresentar lucro durante (se não me engano) 3 anos seguidos, as ações preferenciais também passam a ter direito ao voto.

Enfim, são algumas distinções e privilégios que fazem as ações ordinárias terem cotações superiores às preferênciais, com pequenas exceções - como no caso da CESP. Sempre vale dar uma pesquisada melhor sobre o assunto, e quem tiver alguma novidade sobre isso, por favor, não deixe de compartilhar com a gente !

Abs ^v^



2 comentários:

wil123 disse...

em resumo,

ON é mais cara por causa do prêmio pelo controle e pelo tag along.

esse tag along de 80% é obrigatório, Seagull?

uma vez me disseram que ação preferencial é que nem jabuticaba, coisa só do Brasil.

Seagull disse...

Geramnete é isso sim ,wil! paga-se mais por ser a ação dos controladores.

E tag along de 80% é lei para as ações ordinárias, salvo alguma condição específica contrária!

Abs ^v^