Plus500

30.4.08

Sobre Estratégias com Opções

O colega Daceterito andou escrevendo para a caixa do Seagull Trading e pudemos ter a oportunidade de trocar alguns emails. Trata-se de um profundo estudioso das opções e, dentre as mensagens que compartilhamso, ele fez uma interessante pergunta que vou publicar aqui com as minhas considerações abaixo:

----------------------------------------------------------

O risco máximo de uma borboleta ou mesa (condor) é o valor gasto na montagem?

----------------------------------------------------------

Prezado Daceterito,

Primeiramente, muito grato pelo envio das análises em anexo. Se há algum impedimento em publicá-las, é uma pena, pois estão realmente muito bem detalhadas.

Sobre a consideração do colega wil123, sobre os novos strikes com o desdobramento da Petro, tenham os preços de exercício ficado pares ou ímpares (descontados de proventos ou não), não me importo tanto com isso. Na verdade, penso que devemos nos ajustar e usar todas as ferramentas e recursos disponíveis pelo mercado para aumentarmos nossa chance de sermos bem sucedidos na bolsa.

Quanto às estratégias com opções, além das travas (de alta ou baixa) existem realmente várias possibilidades de combinações entre os strikes com a finalidade de operarmos a volatilidade.

Dentre elas, uma borboleta e a mesa são as de maior simplicidade, exatamente pelo aspecto que você citou - onde o risco máximo é apenas o capital gasto na montagem, caso o valor da ação esteja abaixo ou acima das pontas compradas na operação. Não gosto muito de aplicar esta estratégia, por considerá-la restrita demais. Uso COMBs mais complexas, mas é importante identificar a tendência do mercado (elas funcionam melhor quando o ativo está congestionado)

Para expectativas de grandes volatilidades, existem a short-butterfly, o call backspread, entre outras. Mas acho extremamente importante sabermos definir se o mercado está "bearish" ou "bullish". Aqueles "analistas" que dizem não olhar para os gráficos, NMO, ou são mágicos ou beiram o chalatanismo.

Você deve conhecer bem os estudos de B&S, não? Eu até observo as gregas, com certa parcimônia, pois como vc deve saber os próprios idealizadores desta teoria - Fischer Black e Myron Scholes - fracassaram, e houve um fundo, o LTCM (Long-Term Capital Management), que quebrou, justamente, seguindo o que eles preconizavam.

Enfim, o mercado é muito maior do que tudo isso.

Como falei: no momento, tenho priorizado o lançamento do novo portal em detrimento até de minhas operações. A pequena carteira continua firme (com base fundamentalista), mas utilizo a AT para tomadas de decisão no CP, e, com ela, estou aprimorando um Trading System para operar o INDFUT com objetivo de fazer daytrades e/ou swings.

Abs ^v^

4 comentários:

Anônimo disse...

Epa, epa, epa...
Aconteceu algo importante.
O Ibov subiu rapidíssimo. :-)
Seria o IG que vem vindo?

Anônimo disse...

Seagull, imagine o que não teve de informação privilegiada...

wil123 disse...

oi, Seagull!

realmente tanto faz se o strike é par ou impar, basta ter uma calculadora simples de 4 operações, e tanto faz. É que tem aquela velha história: se mudar a cor da grama, o burro aqui não pasta....

Mas para lançar opçoes cobertas, eu prefiro realmente ações perto de R$40, talvez só psicológico, mas gosto de ter um spread potencial de R$2 sobre ação de R$40 (uau, isto dá 5%, nada mal!).

E não vou defender nem Black nem o Scholes, mas se eu me lembro bem a falência do LTCM ocorreu não no mercado de opções, mas sim no mercado de moedas, eles apostaram forte na paridade entre duas moedas.

B&S é apenas mais um indicador. Eu pessoalmente gosto muito de olhar a volatilidade implicita versus a volatilidade histórica, acho interessante observar como a diferença entre elas pode aumentar ou diminuir.

wil123 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.