Plus500

19.12.06

O mecanismo complexo e perverso da recompra.

Volta e meia alguém reclama que comprou ações e não as recebeu no prazo regulamentar de 3 dias úteis. Justos os reclamos.

Se essa situação de per si já é ruim, imaginem quando não nos damos conta dela e vendemos por conta dessa compra, tornando-nos inadimplentes na obrigação de entregar as ações.

Embora numa operação de venda, a gente fica por conta e com os olhos vendados e vendidos, sem saber o que fazer; nem comprar feito resolve um problema desses malfeito.

Pois bem, esta postagem tem como objetivo provocar um debate, uma polêmica sadia sobre o problema recompra, ainda que se possa ter de exemplo uma operação fictícia com perdigão, o perú do Natal.

Desde logo lhes adianto que seja qual for o valor de sua venda e o valor da recompra que será feita para sanar a inadimplência da entrega, você, vendedor relapso, sairá sempre perdendo, seja qual for o valor que for pago na recompra das ações não entregues, mesmo se forem compradas por um preço inferior àquele que você vendeu.

Para abrir os debates, uma pergunta: alguém já participou de uma recompra?

até o próximo capítulo, se é que não vou capitular antes...

Um comentário:

Seagull disse...

Este assunto é demais importante, e foi muitooportuno o seu comentário, mico!

Eu nunca tive este desprazer, mas já acompanhei várias situações no tempo em que trabalhei na mesa da corretora. E o mercado, na maioria dos casos, foi impiedoso...

Vc chamou atenção para um aspecto que não pode ser desprezado: vender o ativo e ele não estar na carteira. Por isso é sempre recomendável verificarmos a posição na abertura! A recompra não tem limites, mesmo para terceiros (?) de boa fé!

Comprou, não recebeu, mas vendeu assim mesmo... vai entrar na fila!

Abs ^v^