Plus500

27.12.06

Siderúrgicas do Japão acertam com VALE alta de preço do minério

TÓQUIO (Reuters) - As maiores siderúrgicas do Japão aceitaram uma elevação de 9,5 por cento no preço do minério de ferro a ser fornecido pela Companhia Vale do Rio Doce em 2007, informaram porta-vozes das empresas.

Tanto Nippon Steel, a segunda maior siderúrgica do mundo, quanto a JFE Steel, quarta maior do setor, informaram que concordaram com o reajuste definido pela mineradora brasileira.

O porta-voz da JFE Steel disse que este foi o primeiro acordo de preço de minério de ferro para o ano que começa em abril. "As negociações com as outras empresas vão acontecer mais tarde."

A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, definiu o patamar de preços de 2007 em primeiro lugar com o grupo siderúrgico chinês Baosteel, maior da China e representante dos fabricantes de aço do país, em negociações concluídas na semana passada.

Foi a primeira vez que uma siderúrgica chinesa liderou o nível de reajuste anual com as mineradoras.

O aumento nos preços começa a valer a partir de 1o de abril e ficou dentro das expectativas do mercado. Ele é mais modesto que o reajuste de 19 por cento acertado em 2006 e de 71,5 por cento definido em 2005.

Nenhum comentário: