Plus500

29.12.06

Ano Novo!!!

O fim do ano não é um fim, nem um começo, mas uma continuação, com toda a sabedoria que a experiência pode nos trazer - Hal Borland, ambientalista.
Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos - Luiz Vaz de Camões, poeta.
Simplifique sua comemoração. O maior nem sempre é o melhor, o caro nem sempre é tão valioso, e o que leva tempo pode não durar para sempre...
Boas Festas e um Feliz 2007!!! ^v^

3 comentários:

Seagull disse...

Pessoal, gostaria de deixar registrado os meus melhores votos de sucesso e prosperidade para todo o grupo em 2007.

Possivelmente teremos um início de ano delicado com os encaminhamentos do governo para este segundo mandato. Depois de passarmos 2006 consolidando os fundamentos da economia, onde prevaleceu o controle da inflação, o aumento da renda do trabalhador, e foram obtidas diversas conquistas sociais ( para o grupo M&M = Miseráveis e Milionários), só ficou faltando o incentivo para aqueles que geralmente pagam as contas - o terceiro M ( da classe média)...

Com o fraco desempenho do PIB - bem abaixo das outras economias emergentes - esta nova fase deveria ser focada no crescimento. Mas causa preocupação o caminho que deve ser escolhidos para este fim: investimento em infra-estrutura é a palavra-chave. Entretanto, fazer isto sob o cunho político, beneficiando a base de sustentação do governo, sem administrar os gastos públicos, com um melhor controle das contas e despesas oficiais, corrigindo as distorções e o rombo previdenciário, os aumentos em causa própria dos salários no legislativo, do judiciário, além de ajustar o funcionamento da máquina... estes serão os grandes desafios!

Emblemática a saída (alegando razões pessoais) do secretário de Tesouro, Carlos Kawall, bem no apagar das luzes e antecedendo a divulgação de um pacote de medidas. Tirando a proliferação de boatos (que não passam disto até se tornarem fatos) o que será feito da dívida pública é uma incógnita! Os papéis negociados no exterior atingem altos patamares (130% do valor de face), e a dívida externa foi praticamente zerada. Mas a enorme quantidade de papéis circulando no nosso mercado, onerados ainda por altos juros reais, mesmo com todo o esforço e empenho para buscar um alongamento do perfil, constitui-se um ônus de dimensões inimagináveis. Somos todos credores, Pessoas Físicas que aplicam no Tesouro Direto, os bancos - que usam os mesmos papéis para lastrear seus produtos - fundos de pensão, empresas que usam seu capital de giro próprio para fugir de financiamentos pouco atrativos, enfim, não acredito em medidas traumáticas, mas também não duvido da "criatividade" de nossos governantes. A nova governadora do Rio Grande do Sul já tentou fazer das suas... mas foi barrada na Assembléia.

Virada de ano, bolsa batendo recordes, juros nominais caindo, risco-país abaixo de 200, e um presidente com a legitimidade de uma reeleição com mais de 60% dos votos do povo! Vamos aguardar 2007 com boas esperanças, mas precavidos... porque seguro morre de velho, não depende do serviço de saúde público, costuma ter plano previdência privada ( o que também pode não ser garantia nenhuma), sabe que lugar de lucro é no bolso e, assim, deve procurar defender suas economias acima de tudo!

Vai cair..? vai subir mais...? Fica de lado...? Uns preferem ficar em cima do muro, marcando triplo, outros arriscam uma leitura em suas bolas de cristal. Eu prefiro a consciência nas atitudes e bastante juízo para as tomadas de decisão. Ninguém está imune!

Mas agora o momento é de agradecer estes últimos anos abonados de fartura, que nos proporcionaram muita prosperidade, e festejar a vida em mais uma virada, tomando as lições como exemplo e transformando a sabedoria adquirida em experiência para os próximos tempos que iremos vivenciar!

E seja o que Deus quiser... e Ele sempre foi simpático e tolerante com o povo brasileiro! :-)

Feliz 2007!

Marcio Relvas ^v^
http://www.seagulltrading.com

Roca disse...

Gostaria de saudar o ano novo comemorando a existencia deste Blog. Acho que o espirito esta bem proximo do Monitor Financeiro que deixou tantos saudosos. Para mim eh um espaco de aprendizado constante e uma base de apoio.
A ideia de investir no mercado financeiro se tornou um aspecto importante da minha vida e estes amigos virtuais tem feito uma boa diferenca.
Abracos a todos e feliz ano novo
roca

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado