Plus500

20.12.06

A recompra II.

Antes de esmiuçarmos as consequências financeiras das determinações de recompra emanadas da CBLC é necesário lembrar da rotina seguida na liquidação de uma operação de compra e venda.

A liquidação final se faz através da:

I - liquidação financeira com a entrega do preço pelo comprador ao vendedor, e da

II - liquidação física, entrega do ativo pelo vendedor ao comprador.

Neste ponto é importante ressaltar que nem sempre a liquidação física se dá entre as mesmas contrapartes que participaram do negócio.

Como assim, seo mico, isso ae, mano, tá meio izkisito, como é que é que isso pode acontecer? como é que a gentem vai entregar ou receber as ação - como diria o tião - prum cara que não participou do meu negócio?!?!

Calma aé, macacada, isso acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Pensem nos milhares de daytrades feitos num pregão e se liga numa ação X que foi vendida do A pro B, que o B revendeu pro C, que o C enfiou no D, e assim sucessivamente até chegar no comprador Z, uma zebra.

Independentemente dos vários preços de cada uma dessas operações, a CBLC vai - autorizada pelas regras de seu Manual de Procedimentos - fazer apenas uma liquidação física, pegando a ação do A, primeiro vendedor, e entregá-la ao Z, o que quer dizer que nesse negócio deu zebra propriamente dito. Perceberam? foi fácil, num foi? afinal tendo um interlocutor tão inteligente e perspicaz como você aí da poltrona, qualquer coisa fica fácil de explicar, num sei se me expliquei bem...

Doravante, quer dizer, nos próximos capítulos nos relataremos como se dará a recompra e estudaremos suas consequências a partir da hipóteses em que o valor da venda do A foi igual ao valor da compra de Z, e outras hipóteses em que o valor da operação ficou acima e abaixo dos valores negociados por ambos os dois juntos conivente e convenientemente.

Quando o valor da operação é o mesmo, a liquidação se dá da seguint....


voltem no próximo capítulo até de repente, no mesmo local, mesmo horário e mesmo patrocinador, se não for antes também jubilado deste fórum, porque em outros em que a verdade não pode nem convém ser dita, a gente já fomos, com muito prazer e honra para mim.

Nenhum comentário: