Plus500

19.12.06

Tailândia

Traduzindo a informação trazida pelo iggy pOp

Bolsa da Tailândia despenca e sofre maior crise desde 1997

Fonte: Reuters

O mercado de ações tailandês registrou sua maior crise desde o colapso das bolsas asiáticas de 1997, com investidores estrangeiros apavorados pelas drásticas medidas criadas pelo governo para conter o baht (moeda local).

O movimento de vendas se intensificou durante a tarde (horário local), momento em que o mercado registrou perdas de até 19 por cento após o Banco da Tailândia (BoT) e o Ministério de Finanças informarem que vão manter novos controles sobre fluxo de capitais de curto prazo para reduzir a valorização do baht e ajudar as exportações do país.

O principal indicador da bolsa tailandesa despencou para perto do menor patamar em três anos, eliminando cerca de 28 bilhões de dólares em valor da terceira maior bolsa do sudeste da Ásia e afetando mercados de Manila, Jacarta, Cingapura e Kuala Lumpur.

O baht, a moeda que mostrou o melhor desempenho na Ásia este ano, caiu 2 por cento após atingir o melhor nível em nove anos e meio no dia anterior. A reação nos mercados de bônus também foi implacável, com investidores estrangeiros procurando uma saída. Depois que o mercado tailandês fechou em baixa de 11,76 por cento, o presidente da bolsa, Patareeya Benjapolchi, pediu para o banco central do país rever suas políticas. A autoridade monetária, comandada por Tarisa Watanagase, a primeira mulher na direção da instituição e no cargo a menos de três meses, disse que não irá cancelar as medidas, consideradas por analistas como "draconianas".

Sob as novas regras que afetam todos os recursos maiores que 20 mil dólares e não estão vinculados a comércio ou investimento estrangeiro direto, os investidores terão que manter seu dinheiro na Tailândia por pelo menos um ano ou enfrentar duras penalidades financeiras. O governo não ajudará o mercado acionário, que deverá se recuperar em alguns dias, disse o ministro das Finanças, Pridiyathorn Devakula.

FÚRIA

A reação foi severa. Pela primeira vez na história de 31 anos da bolsa, autoridades suspenderam os negócios por meia hora quando o índice caiu 10 por cento. Quando eles foram retomados, a queda continuou, consolidando a posição de Bangcoc como o mercado de pior desempenho da Ásia em 2006. Este ano, até terça-feira, investidores internacionais colocaram 300 milhões de dólares líquidos em ações da Tailândia, apesar de incertezas políticas no país.

O banco central informou que foi forçado a agir porque os influxos de dinheiro de curto prazo saltaram para cerca de 950 milhões de dólares na primeira semana de dezembro, ante cerca de 300 milhões de dólares por semana em novembro. A autoridade monetária informou que ficou satisfeita com o resultado e pediu para os investidores estrangeiros não entrarem em pânico.


Exportadores na Tailândia há tempos reclamam que o fortalecimento do baht estava tornando seus produtos pouco competitivos e aplaudiram a reversão do baht. "Indústrias como do setor têxtil estão buscando países como Filipinas, Vietnã e China simplesmente porque seus produtos não são competitivos", disse Greg Watkins, da Câmara Britânica de Comércio.

Logo depois foi divulgada esta informação:

Tailândia exclui mercado acionário de medidas de controle

A Tailândia irá excluir os investimentos em ações da medida do banco central local com o intuito de conter a especulação sobre a moeda do país, o baht, afirmou o ministro das Finanças, Pridiyathorn Devakula, nesta terça-feira.


O mercado acionário caiu cerca de 15 por cento depois que a medida foi anunciada. Os estrangeiros ainda conseguirão negociar ações sem restrições sobre ingressos de fundos de curto prazo a partir de quarta-feira, afirmou o ministro em rede de televisão.

2 comentários:

Marcelo disse...

20%...

É como se o Ibov fechasse a 45k um dia e, no dia seguinte, batesse nos 36k... Coisa de doido.

Acho que nesse caso específico da Tailândia a reação nos outros mercados deve ser pontual, mas é bom ficar esperto.

Eu espero - e aí é no chutômetro mesmo - um crash pra no máximo 2 anos...

Seagull disse...

Hoje em dia a conjuntura é outra e felizmente não basta um aventurismo qq para o mercado todo ficar contaminado.

Entretanto, a Tailandia (tirando as praias paradisíacas) não é de boa lembrança para nós.

E o tal descolamento dos mercados com a Matriz ainda está longe de acontecer... enquanto ela continuar batendo recordes, as filiais devem ir atrás. Que estes longos anos de prosperidade perdurem, e a ganância nunca supere o juízo.

Lucro só existe depois que vai para o bolso... e saber deixá-lo fluir sem apavorar-se ( nem devolver os ganhos) é uma arte! ^v^