Plus500

2.8.07

Investimentos

Especialistas aconselham investidores a não se impressionarem com as turbulências da Bolsa e manterem suas estratégias de investimentos

Após a queda na semana passada de quase 8% no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e o surgimento de mais dúvidas quanto ao setor de crédito imobiliário nos Estados Unidos, muitos investidores começaram a se perguntar se já não é chegada a hora de voltar para os fundos de renda fixa. Afinal, em julho, a Bolsa caiu 0,39%, enquanto os fundos DI foram os campeões de rentabilidade. Além disso, no ano, o Ibovespa já acumula alta de 22% - e, portanto, é de se esperar uma realização de lucros.

A resposta, segundo os especialistas, é não. "O investidor não deve tomar decisões com base em fatores pontuais. O ideal é que ele faça uma avaliação de seu perfil de investimentos e monte uma carteira diversificada. Assim, as eventuais perdas em uma aplicação são compensadas pelos ganhos de outra", afirma a superintendente de Produtos de Investimentos do Citibank, Elizabeth Gomes.

Agir por impulso, alertam os especialistas, é um dos maiores erros que o investidor pode cometer. Quem modifica sua estratégia de investimento a cada movimento de sobe-e-desce do mercado corre o sério risco de perder sempre, pois provavelmente irá realizar prejuízo ao sair da Bolsa na baixa, e voltará ao mercado na hora errada, quando parte da valorização já estiver incorporada no preço das ações. Resultado: o investidor acabará fazendo exatamente o contrário do desejado, que é comprar na baixa para vender na alta e embolsar o lucro.

Leia mais:

http://portalexame.abril.com.br/financas/m0134939.html

Nenhum comentário: