Plus500

7.8.07

O que o FED vai fazer com os Juros

Desta vez ainda acredito que ele não faça nada! A condução hesitante que vem sendo dada pelo presidente do Banco Central americano - o homem violino, nos leva a crer que nesta próxima reunião do FOMC, mais importante até do que a decisão a respeito dos juros, serão as explicações sobre o que pretendem fazer para conter a inflação, sem agravar o problemas das hipotecas de risco e aumentar o temor de uma desaleração mais forte que possa levar a economia dos EUA a um pouso mais duro e veloz que avião sem freios! Então, uma indicação da tendência futura já servirá de alento a um mercado em vôo cego. Picado? Mas se puxarem o manche demais podem estolar de vez!

Está aí a encruzilhada: baixar a taxa, como muitos desejariam, é improvável, assim como subir mais alguns pontos percentuais seria o tiro de misericórdia nos endividados sem alternativas para quitar seus débitos. E os bancos que agora começam a cortar as cabeças de seus executivos? A culpa é do técnico. Mas a falta de um esquema de proteção pode contagiar o resto do time, e até mesmo a torcida!

Por estes motivos os juros americanos devem continuar em 5,25%.

E a Bovespa, como deve reagir nos próximos dias? Para curto prazo pode haver algum movimento especulativo, principalmente sobre áreas de suporte, onde vão tentar defender, a unhas e dentes, posições tomadas no clima de euforia. O país continua bem, mas não sabemos se a vacina do dolar barato e elevados níveis de reservas cambiais, somadas aos bons indicadores internos, serão suficientes para preservar a bonança dos últimos anos, quando estes pilares forem confrontados com a situação política (pelo apego do líder do congresso, recusando-se a deixar o cargo), além da falta de infraestrutura e burocracia engessada para novos investimentos estrangeiros e privados. Sem falar na influência dos acontecimentos na matriz, que está difícil desvincular.

Agora, diz-se que o Brasil vai virar um canteiro de obras! Saneamento, estradas, portos, reformas emergenciais no sistema aeronáutico... quem deve estar gostando disso são os empreiteiros! Mas dinheiro mesmo, só no final do serviço, caso ele seja entregue concluído. As comissões tem que ser pagas antes. Porque os governos podem ser outros... mais campanhas para eleições virão pela frente, é preciso ter caixa. Neste ano apenas 22% dos recursos foram aplicados em melhorias pelo desenvolvimento. E o país tem que crescer, ao menos, na casa de 5%...

Vou parar por aqui. Um abraço para quem veio comigo! ^v^

Um comentário:

Seagull disse...

Nem precisava ser vidente para desconfiar...

Manteve a taxa por unanimidade!