Plus500

30.11.07

A solução é nacionalizar (?)

Em seu blog, Pedro Doria chama a atencão para o empréstimo de 51 bi, fornecido pelo FED ao Contrywide, como consequência da crise dos subprimes. Doria cita Nouriel Roubini, responsável pelo Departamento de Economia e Negócios da Universidade de Nova York:

Em casos nos quais uma quantidade enorme de dinheiro público é necessária para salvar uma instituição insolvente, a penalidade justa para os acionistas é limpar suas ações e promover uma tomada de comando pública – isto mesmo, uma nacionalização do banco. Tal nacionalização deve ser temporária, apenas para limpar a bagunça, deve servir para se livrar dos sócios e gerentes incompetentes, reestruturar o banco e então revendê-lo para o setor público. Capitalismo sem punição para empréstimos mal feitos traz a peste à tona.
O post completo, no blog de Roubini, pode ser lido aqui.

A discussão é boa, afinal, se a bancarrota de um banco do porte do Countrywide seria desastrosa, há também o tal "risco moral" envolvido, como apontado por José Paulo Kupfer ainda em agosto:

(...)a ação intervencionista dos BCs tem, sim, um problema sério o bastante para merecer reflexões: o chamado “moral hazard” (normalmente traduzido aqui para “risco moral”).

Trata-se da situação em que, ao se lançar em operações de salvamento, como emprestadores de última instância, as autoridades sinalizam aos investidores que sua ganância e irresponsabilidade diante dos riscos, na hora H, será premiada – e não castigada. Se ganharem convicção de que serão socorridos, os investidores poderiam resolver correr riscos ainda maiores, com conseqüências ainda mais desastrosas para todos. Como intervir e não distorcer os princípios do investimento saudável é uma delicada questão cuja resposta não é trivial.

3 comentários:

Seagull disse...

Valeu pOp!!!

As suas leituras selecionadas sempre nos trazem ótimos artigos.

O seu post já foi para o MF!

Por falar em Monitor Financeiro, o Lauro Bonfim me falou que anda à procura de mais participantes para atualizar a seleção de trechos das postagens na lista dos blogs colaboradores relacionados.

Vc não teria interesse em virar membro daquele time?

Aviso logo que o salário não é bom... rsrsrsr

Abs ^v^

Marcelo disse...

Uai, a princípio eu topo...

Entra em contato comigo no marcelo.pina [@] oi.com.br

Seagull disse...

Show!