Plus500

30.11.07

Sobre Arbitragem com Ações

A volta deste interessante tópico às postagens partiu de um simples questionamento através do email que recebi do leitor Renato V., e acabou transformando-se em um verdadeiro e longo diálogo, que publico abaixo acreditando que também pode ser útil e/ou do interesse de outros leitores do Seagull Trading:

-----------------------------------------------------------------------

Olá !!! Vc escreveu um artigo sobre arbitragens (27/06/2007) e eu há algum tempo venho pesquisando sobre o assunto mas é muito dificil alguém responder as minhas dúvidas. Gostaria de saber onde ou qual corretora possibilita fazer estas arbitragens? Tem alguma corretora que dá para fazer arbitragens com ADR´S?. Obrigado.

--------------------------------------------------------------------
Oi Renato.
Eu costumo fazer aqui mesmo com VALE 3 e 5, PETR 3 e 4, ELET 3 e 6, ou até empresas de um mesmo setor que tenham fluxos de caixa semelhantes. Tudo na Bovespa.

Para operar as ADRs vc deve pesquisar nas corretoras de lá que tenham escritorio no Brasil: Merrill Lynch, Morgan Stanley e outras do gênero. Acredito que tenha como realizar este tipo de operações por lá sim, mas eu confesso que nunca fiz.

--------------------------------------------------------------------

Olá Marcio!, desculpe por eu te fazer um monte de perguntas mas eu gostaria de saber como é o processo na prática ou seja vc compra uma ação pn e vende na forma on?; Qualquer corretora faz este tipo de operação?. Vc dá consultoria nesta área para quem deseja (no meu caso) aprender a fazer este tipo de operação?, quanto vc cobraria ( caso vc dê consultoria) para nos ajudar?. Obrigado.

--------------------------------------------------------------------


Oi Renato.
Não se preocupe em perguntar, tenho prazer em compartilhar o que estiver ao meu alcance.

Olha, as operações de arbitragens (também conhecidas como pairs trading ) não são tão complicadas quanto parecem. Muitas vezes o investidor possui em carteira um dos tipos de ação (ON ou PN) e vai alternando a sua posição em função do spread entre elas.

Exemplo: se a diferença entre a Petr3 e Petr4 está 1,2 (spread relativo) ou mesmo distam, no momento, R$13,50 em valores absolutos, ficamos acompanhando estas variações para nos beneficiarmos delas. Hora compramos a diferença, para depois desfazermos a operação e vice-e-versa.

Outra alternativa - que envolve mais riscos - seria alugar o papel a ser vendido e com o valor financeiro comprar o "par".

A maioria das corretoras oferece estas opções de investimento - considerando a disponibilidade de títulos para empréstimo (o aluguel de ações geralmente está entre 4 a 6% aa). Para isso cobra-se também uma chamada margem de cobertura para segurança do sistema - que costuma ser alta, mas o ativo comprado também pode servir como garantia.

Eu tenho conta em várias corretoras, e todas atendem às minhas necessidades.

Sobre a consultoria, talvez vc nao saiba, nós tínhamos um site que, em razão de divergências na equipe, foi desfeito. Agora estamos construindo um novo portal financeiro que logo estará acessível com várias funcionalidades e outra composição societária.

De minha parte, como Seagull, me disponho a te auxiliar dentro de minhas possibilidades, sem cobrar por isso. Por hora, não acho justo, nem quero me comprometer a dedicar mais tempo do que posso por uma obrigação profissional.

Mas estou a seu dispor para orientar no que precisar.

------------------------------------------------------------------

Olá Marcio, eu de novo (rs)... Primeiramente obrigado pela atenção e vamos nos para a dúvida :

Eu só consigo entender operações normais de compra e venda ou da PN ou da ON. Deste modo minha duvida é:

- Eu não entendi a expressão "compramos a diferença", como se compra a diferença?
- Eu vou comprar uma ação PN e vender na forma ON ou meu ganho esta relacionado a equalização dos preços das duas ações?.

Por ex : A PETR3 está cotada neste momento a 86,03 e com a PETR4 a 73,03 temos assim:

Spread Absoluto : 13,00
Spread Relativo: 17,80% Fonte : InfoMoney

Então, em uma simulação, neste caso por ex., eu compro a ação PETR4 e faço mais o que?

----------------------------------------------------------------------

Oi Renato.
A Infomoney está calculando o spread relativo em forma percentual.

Para simplificar isto: quando vc compra ou vende uma diferença significa que vc está operando a variação do spread.

Mais uma vez... pensando em termos de centavos fica mais facil, depois voltamos ao relativo:

Spread absoluto ($): naquela hora que te respondi a diferença era de R$13,50, certo?

Supondo que vc tenha invertido a operação, vendendo a mais cara e comprando a mais barata, OK? Teria recebido R$ 13.500 /k operado, correto?

Agora vc poderia desfazer a operação e o lucro seria de R$500 brutos para cada lote de 1.000 ações arbitradas!!!!

No caso do spread relativo basta dividir uma pela outra: supondo, para facilitar a leitura, petr3 (86) e petr4 (73), dividindo a mais cara pela de menor cotação teremos 1,1780821

Isto é igual a 17,80%, não é verdade?

Mas voltando ao relativo... naquela hora que calculamos o spread com a diferença de R$13,50 eu disse que o SR era 1,20, e agora passou para 1,1780 (ou 17,80%)

Dá no mesmo, mas ele sempre varia conforme a razão entre os preços. Para ficar mais claro: se uma custasse 13,50 e a outra 27,00 a diferença em centavos (valores absolutos) seria a mesma. Mas o spread relativo não. Seria 2, porque uma valeria o dobro da outra (100% a mais)! ;-)

Vai simulando aí, e se puder colocar em um grafico para acompanhar, fica ainda mais facil a visualização. Qq coisa estamos por aqui!

--------------------------------------------------------------------------

Marcio (eu de novo (rs)), eu não estou entendendo a idéia por trás, eu entendi o ganho, mas por ex. de forma bem "grotesca" eu posso compra uma PN e vender no preço de uma ON?.No caso acima como eu posso vender a de preço mais cara e comprar a mais barata se eu não possuo a ação?. Ou a arbitragem é um tipo de operação que vende e compra ao mesmo tp?. (desculpe-me mas eu não consigo entender este tipo de opeção pq eu só negocio da forma simples)

---------------------------------------------------------------------------

Oi Renato,
Cuidado para não confundir as coisas.
Vc já entendeu que uma arbitragem (operação com pares ou pairs trading) significa vc comprar uma ação e vender outra! Pode ser PN x ON, ou também duas ações de um mesmo setor. Como por exemplo CSNA x USIM.

É uma operação casada. Vc compra uma e vende a outra no mesmo instante. Se houver espaço de tempo entre as duas operações (compra e venda) vira especulação e foge do conceito de uma arbitragem.

Quanto mais semelhantes forem os fluxos de caixa das empresas menor o risco da operação. Por isso arbitrar diferentes ativos de uma mesma empresa oferecem menos risco.

Mas vamos elucubrar, como diz meu amigo Marco Aurélio, esquecendo o spread relativo. Vamos nos ater aos centavos para facilitar o entendimento:

Vc poderia arbitrar bananas com maças? sim, são frutas

Milho com Soja? também, em grãos ou farelo.

No primeiro caso vc estaria comprando bananas a 1 real o quilo, e vendendo maçãs por 2 reais cada quilo. São frutas, mas uma não tem nada a ver com a outra. Uma dá em clima tropical, a outra exige condições climáticas diferentes, por isso o risco seria maior. O preço de uma pode subir e o da outra cair.

Agora vamos supor que você vai arbitrar laranjas limas com laranjas seletas. ok?

Se uma custa 1 real e a outra 1,20, em uma variação de preços as duas tenderiam a andar para o mesmo lado, afinal são laranjas, embora de tipos diferentes, concorda? A diferença (spread absoluto) é de 0,20

Se cair o preço da laranja em 10%, o quilo da lima vai custar 0,90 e o quilo da seleta 1,08. A diferença passa a ser 0,18!!! :-)

Então quem acreditou na queda e vendeu a mais cara ganha! Quem fez o contrário, perde.

Supondo que o preço das laranjas subam (em uma hipótese) 20%. A lima passaria a 1,44 e a seleta custaria 1,20. Qual a nova diferença entre elas: 0,24 !

Com ações pode ser que um dia, a Petr3 suba 5% e a Petr4 apenas 4,8%. Mas concorda que dificilmente uma subiria 2% e a outra teria perda de 1,5%. Isto seria um absurdo e incoerente.

Portanto, arbitrar é isto.

Mas aí vc vai me dizer que não tem nenhuma laranja ! Ok.
Como vai vender a mais cara ou barata, se não tem nenhuma das duas.

É aí que entra a operação de empréstimo (aluguel de ações) cujo custo vai ser deduzido (ou somado) ao resultado final: lucro ou prejuízo.

Espero ter ajudado a esclarecer mais um pouco!

----------------------------------------------------------------------

Valeu pela didática (rs), ah então agora eu entendi a arbitragem consiste numa operação casada onde se vende e compra ao mesmo tempo (ok?). Este tipo de operação dá para se fazer diariamente?, Quais as possibilidades de rentabilidade? Como saber se uma corretora permite este tipo de operação?. (desculpe de novo por estar te incomodando). Valeu muito !, Obrigado.

-----------------------------------------------------------------------

Oi Renato,
Tentando responder suas perguntas:

Este tipo de operação dá para se fazer diariamente?

Não é para fazer todo dia e sim montar uma estratégia de C/MP.

Quais as possibilidades de rentabilidade?

Boas... variam conforme o spread entre os ativos arbitrados

Como saber se uma corretora permite este tipo de operação?

Tem que telefonar para a mesa da sua corretora e se informar se alugam papéis para vender e arbitrar. Estas operações (envolvendo empréstimo de títulos) não podem ser feitas por Home Broker

O valor da ação PN na maioria das vezes não é maior que a ON ? Então quem compra a mais barata e vende a mais cara sempre não estara em lucro ?

Não necessariamente. O dinheiro que vc recebe pela diferença de cotações pode aumentar ou diminuir. Não confunda encaixe (o que vc recebe) ou o que se paga a mais, com lucro e prejuízo. Da mesma forma vc pode vender a mais barata e comprar a mais cara pagando por isso... se o spread aumentar vc ganha = lucro. Se diminuir vc perde.

Deu para clarear um pouco mais?

--------------------------------------------------------------------

Oi Renato,
achei este diálogo tão interessante que gostaria de saber da sua parte se vc tem alguma restrição para eu editá-lo e publicar no meu blog? Não pretendo divulgar seu sobrenome, apenas ilustrar a idéia, que pode também ajudar a esclarecer uma eventual dúvida ou curiosidade de outros leitores. Aguardo seu retorno!

--------------------------------------------------------------------

Sim, com certeza, pode publicar. Renato

--------------------------------------------------------------------



PS: foi uma longa conversa espero que tenha ajudado a esclarecer as dúvidas do Renato e de quem mais tiver interesse ou curiosidade no assunto.

Bom final de semana a todos
e um grande abraço! ^v^

2 comentários:

Anônimo disse...

Esclarecedo e fantástico para quem está iniciando nessa operação e não entende nada...

Muito agradecido

Seagull disse...

Valeu Thomas.

Fico feliz por ajudá-lo a entender melhor este mercado!

Abs ^v^