Plus500

23.1.08

Alguns Ativos e suas Fibos

Sobre Fibonacci (Leonardo de Pisa, filho de Bonacci - daí seu nome) sabemos que seus estudos, e a proporção áurea, surgiram no ano de 1202, através de um experimento com coelhos. Depois os mesmos números de ouro foram observados em outros aspectos da natureza, como também na arquitetura em épocas remotas, como no caso do Parthenon em Atenas, na Grécia.

Como se trata de um estudo matemático, sua teoria foi adaptada para um acompanhamento das negociações no mercado. As oscilações de preço nos ativos das bolsas de valores podem ter alguma associação estreita com a razão proposta por Fibonacci. Mas existe uma fórmula correta de aplicação destes princípios?

Antes de tudo, devemos considerar que o mercado de capitais não segue um padrão de comportamento ordenado. Seus movimentos são totalmente desestruturados, apesar de identificarmos claramente ciclos de tendências que podem variar conforme o tempo. Mas a maneira certa de utilizar os números de Fibonacci (fibos) será sempre aquela que trouxer os melhores resultados financeiros. A análise técnica não é mágica! Ela pode oferecer as indicações mas a apuração do lucro (ou prejuízo) vai depender da forma e hora que as estratégias forem executadas. No simulado tudo pode ser flexibilizado, mas quando colocamos o nosso dinheiro no risco, a coisa fica mais séria.

No post abaixo eu citei um estudo da lei de oferta e procura que pode ser utilizado em diversos tempos gráficos. Conheci esta forma de plotagem em um fórum, através das colaborações do Jorge Araújo. Mas antes disso, eu já vinha utilizando o método adotado pelo Bancotario com grande margem de acerto nas aplicações. Talvez um dia eu ainda consiga aprimorar tudo isto e venha a desenvolver um trading system próprio que seja melhor aplicável ao meu perfil operacional.

Por enquanto tudo é experimento. Assim como Fibonacci testou sua teoria com os coelhos, os estudos podem - e devem - ser aprimorados de acordo com nossas necessidades. Mas é sempre melhor termos algumas referências que balizem nossas tomadas de decisão, para que ela obtenham um nível de sucesso satisfatório e nos permita investir/especular com bases mais fundamentadas.

Quando eu chegar lá, prometo compartilhar, como sempre faço...

Abs ^v^

Nenhum comentário: