Plus500

31.1.08

From USA: by Zarautz

Quanto ao mundo, é isso aí que estamos vendo.

Uma China que acreditava que podia continuar produzindo tudo e exportando tudo, a custos baixíssimos, sem cuidar do consumo interno. Começam a surgir os problemas, com produtos chineses sujeitos a "recall' a todo instante, com poluição na China em níveis homéricos. Uma China que parece só querer exportar e não deixa que nada dos recursos oriundos da exportação entre na economia interna e permita que o chinês aumente o seu consumo (ela faz isso com o monopólio do dólar por parte do governo, o qual pega esses dólares e usa para comprar títulos do Tesouro Americano. Até quando?).

A meu ver e apesar das altas taxas de crescimento da economia chinesa como um todo, os problemas externos e internos da China ainda vão crescer muito e por bastante tempo.

Aqui nos States, de repente o Governo acordou. Apavorado com a gravíssima crise dos subprime mortgages, com milhões de mutuários em atraso, com centenas de milhares de casas a ponto de serem retomadas pelos bancos, com sinais de inflação aqui e ali, com os estúpidos gastos com a guerra, pareceu que o mundo vinha abaixo. Hoje perguntado qual o principal problema do país, o americano não indica mais a guerra e sim o estado da economia.

Nestes últimos quinze dias o "Governo" americano deu duas injeções cavalares, o pacotão fiscal de mais de cento e cinquenta bilhões de dólares de "devolução" ao contribuinte e a dose animal de política monetária, baixando a taxa de juros do Fed em 1,25%, para irrisórios 3% .

A dose foi efetivamente cavalar.

Resta ver como o doente reage a tal medicação.

Sds

Zarautz (por email)

10 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a China, há um certo temor que essa nevasca traga mais pressão inflacionária. Os preços dos combustíveis e dos alimentos já apresentam alguns sintomas...
(http://www.mysinchew.com/node/6503)

Uma hora ou outra o governo vai ter que tomar medidas mais drásticas. Como esse tipo de medida - que desacelera o crescimento - é naturalmente impopular, eu chutaria que só depois das Olimpíadas vem um pacote...

Pop

Seagull disse...

Pode ser...

mas o perigo maior é eles entrarem no mercado vendendo seu enorme lote de treasuries!

Já imaginaram a inundação de dolares no mundo. A quanto será que ainda pode cair a moeda americana?

Seagull disse...

Este foi o email que mandei antes para ele, pedindo sua leitura dos acontecimentos:
-----------------
E então Mestre,

Como o Sr. está vendo estes acontecimentos.

Forte mexida na política monetária, inflação voltando, GDP pífio, os bancos e seguradoras maquiando resultados, pronunciamentos contraditórios entre funcionários do governo e economistas, eleições presidenciais.

Será que voltam os democratas? Ou Obama consegue ganhar?

A coisa está feia mesmo, como seu email de tempos atrás prenunciara...

Mande notícias e dê lembranças a todos!

Abs

Marcio

Thats it!

Anônimo disse...

Sea, se vc tivesse 800 ou 900 mil para investir, onde investiria?
Em ações de CP, LP, renda fixa, multimercado ou um pouco de cada um?
Se tivesse que escolher hoje uma ação de CP, qual seria? E médio e longo?
Nossa...fiz um verdadeiro interrogatório. :-)
Desculpa, tá? Mas é que sua opinião me interessa muito.

Marcio disse...

Oi Patricia,

conforme eu sempre digo, a questão de alocar os recursos disponíveis depende do perfil pessoal. Quanto maior a tolerância ao risco, mas investimentos em RV.

No meu caso específico, estou indo viajar de férias e pouco mudei na distribuição do meu patrimônio livre:

Mantenho por volta de 80% na RF (CDBs posfixados ou debêntures ) e alguma coisa entre 10 e 20% em bolsa. Também tenho alguns euros. Isto, em si, já é uma aplicação multi-mercados, rs

Quanto à parcela das ações, eu sempre prefiro uma carteira fundamentalista, com empresas com bom potencial de lucros, baixo PL e valor justo (V/VPA) próximo da cotação em mercado.

As blues Petro, Vale e Gerdau (USIM ou CSN) são sempre bons investimentos para LP.
Junte a elas alguma elétrica como CESP, CPFE ou LIGT, uma telecom, que pode ser VIVO ou TNLP esua posição estará bem diverdsificada.

No CP utilizo a AT para pescar alguma oportunidade excepcional (pouca coisa) e desenvolvo estratégias combinando os strikes das opções (que tem no maximo 1 ou 2 meses de duração, dependendo da série atual ou para o vencimento seguinte) ou fazendo venda coberta com os ativos-objeto.

Bem, espero ter sido conclusivo, mas lembre-se que tudo isso é um posicionamento individual de minha parte e vc deve buscar o melhor equilibrio que atenda a seus interesses e a faça sentir-se segura e confortável.

Isto te serve como resposta? :-)

Um abs ^v^

Anônimo disse...

Fiquei mega surpresa. Achei que vcs investissem uns 80% em renda variável e uns 20 em RF. Pra quem entende de análise técnica deve ser uma maravilha operar no CP. Eu que não entendo quase nada consegui obter um lucro de 12% em oito dias com Vale5, fico imaginando vcs... De repente achei facílimo ganhar no Curto Prazo e na verdade não é bem assim, não é? Acho que me entusiasmei demais e achei que ia duplicar meu patrimônio em um ano.rss Nem sempre se ganha e temos que nos conscientizar disso.
Achei interessante a diversificação das ações. Só compro Petro, Vale e Bradesco. Vou comprar CPFE e TNLP também.
Obrigada pela resposta.
Abraço.

Seagull disse...

Ehehe.. veja bem, eu disse que não mudei muito a distribuição do patrimonio, mas considere que estou indo viajar e assim não quis ficar muito exposto aos riscos.

Também reforça esta posição o fato da bolsa estar acima de 60k onde eu considero, pela AT, que podemos estar prestes a fazer um topo mais baixo que o anterior. Além dos EUA estarem passando por um momento bastante delicado.

Mas de qq forma, dificilmente eu estaria com mais da metade de meu capital investido em ações.

Quando falo entre 10 e 20% é o minimo no possível em bolsa. menos do que isso, só zerando tudo! :-)

Recomendo uma certa cautela, e desejo muito sucesso em seus investimentos.

Abs ^v^

Anônimo disse...

Márcio, sua viagem vai ser longa?
Nunca vendi ações antes de viajar. Só as de curtíssimo prazo.
Boa viagem!!
Abçs

Gandalf disse...

Não tenho tanta preocupação com a desova das reservas da China, se ela o fizesse perderia tanto quanto os EUA. Então não vejo essa como uma possibilidade que esteja sendo cogitada.

Agora a preocupação do Zarautz, me deixa inquieto. Até quando a China pode viver do mercado externo deixando o interno reprimido? Até quando o Governo terá força para controlar a crescente classe média e alta? Tomara que o Zarautz esteja certo e isso não seja uma preocupação para o curto prazo.

[]'s

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!