Plus500

21.1.08

Pacote Anti-Recessão e a Auto-Confissão

Um show de trapalhadas. Fico em dúvida para identificar quem seria o terceiro pateta (BBB). Bernanke, o piloto de simulador, talvez não tenha competência para pousar uma "pipa" quanto mais um jato lotado de passageiros. Bush, anunciou um aporte de até 150 bilhões de dolares (1% do PIB americano), mas não detalhou - até por que não saberia o que fazer com tanto dinheiro - as medidas temporárias que deverão serão implementadas de forma rápida e emergencial. O lançamento do pacote foi a maior confissão de que eles estão perdidos!

Olhem a hesitação nas palavras do presidente dos EUA:

"Nossa economia tem uma base sólida, mas... há áreas de preocupação real. Meus conselheiros e muitos especialistas de fora esperam que nossa economia continue a crescer nesse ano, mas a uma taxa menor do que vivemos nos últimos anos. E há o risco de uma recessão."

E o terceiro "pateta" do BBB? São muitos os candidatos. Quem quiser sugerir...

Poderia ser o Brasil, que compra os podres dolares americanos. Ou a Bovespa, que se dizia descolada, mas não consegue segurar o tranco e reage como uma verdadeira filial (e não poderia ser diferente). O fato é que acordamos nos 54.000 pontos! São 6% a menos na riqueza do país. Terá sido por causa da projeção do diamante nos gráficos? Com todas as suas boas indicações, ele não tem este poder! Então foram os (a)fundamentos? Mas nosso pilares não eram sólidos a ponto de ficarmos "blindados" contra crises externas?

E agora? Quem vai segurar o prejuízo? Não deu para zerar a carteira e realizar os ganhos, enquanto existiam? Não teve como aprender a trabalhar na ponta de venda antes? Vamos ficar de espectadores do mercado até que a turbulência passe? A torcida para que isto seja apenas um pesadelo de verão faz com que o investidor cristalize a fique contemplando seu capital investido valer cada dia menos!

Eu confesso que errei no timing: para mim isto já era para ter acontecido há mais de um ano! Conseguiram, artificialmente, sustentar o mercado, enganar os filhos da alta, e execrar os arautos do pensamento realista, com a falsa ilusão de que tudo estava indo às mil maravilhas.

Por isso venho trabalhando no CP (ou curtíssimo) e, mesmo assim, não deixei de ficar impune. Do pouco que mantive na carteira - menos de 10% do meu capital livre, não houve fundamentos que compensassem a catástrofe.

E agora. Será que o mercado ficou BEAR? Se isto é verdade, a pergunta é por quanto tempo viveremos este novo ciclo. Mesmo estando preparado, é bom saber que isto pode durar muito!

Quem não acreditou no apocalipse, vai pagar caro! E a culpa não é de quem vinha alertando. A responsabilidade sobre as nossa decisões é pessoal. Agora, que cada um responda pelos seus próprios atos. E não esqueçam que as bolsas americanas não funcionam nesta segunda-feira e estão fechadas para o feriado de Martin Luther King. Então, hoje, finalmente, é o dia da Bovespa trabalhar "descolada". Vamos ver como ficam as coisas até o final de sessão. Tem muita gente rezando para este pregão acabar logo.


5 comentários:

Seagull disse...

E outra: já recebi vários telefonemas de pessoas que me perguntavam há tempos atrás o que eu achava que ia acontecer. Minha resposta está escrita nos posts anteriores.

Mas, justamente agora, resolveram entregar os pontos e querem correr para vender tudo!

Vou dizer mais: no intradia a bolsa deve recuperar esta abertura em GAP. Talvez seja um belo ponto de compra, no tiro curto, para um repique.

Não esqueçam que a Bovespa já perdeu 3500 pontos nesta abertura! E esboça uma reação, recuperando 600.

Está um perigo!!!

Se não teve agilidade e iniciativa para defender seu patrimônio antes, assumiu posições no impulso da euforia, agora não vale entrar no pânico e desesperar-se!

Tempos difíceis. A pior coisa é alguém, a esta altura, falar "eu avisei"!

Seagull disse...

Infelizmente, na minha tela, as únicas cotações verdes são as do dolar e dos juros.

A CESP3 ainda ficou no positivo até há pouco. Mas agora já avermelhou também!

Olha, se isto não for uma boa chance de compra, neste pânico instaurado e descolado, a nossa vida vai ficar muito complicada nos próximos meses (anos?).

Seagull disse...

Oi Roger,

No caso eu estou fazendo uma trava. Consegui montar por 0,60 (6,40/5,80).Ela é auto-limitada a uma perda de 600/k e o ganho máximo seria 1.400. Por isso nãio estabeleci um stop, inicialmente.

Pode ser muito, pode ser que fique cara neste spread, se o mercado estiver precificando ela abaixo disto para fevereiro.

Mas ainda está ITm (dentro do dinheiro) com o papel a 67,40.

Vamos ver... foi uma pequena aposta na desgraça generalizada. Poe enquanto só fiz 2k. Vamos ver como vai ficar daqui para frente.

Abs ^v^

BuracoInvest disse...

Pois é Sea,

vai aparecer muita gente falando que com essa queda, os papéis vão quase todos indicar compra (não se pode esquecer que suporte, não é limite de queda - limite mesmo é o zero).

Talvez indiquem mesmo, mas uma indicação de compra se confirmaria com o fim da crise dos EUA? (crise esta que num deve acabar tão cedo).

Uma vez li que em momentos de crise, os papéis chegam a cair 40%. Coincidentemente, se pegarmos o gráfico da Vale5 (minha linha do TH está nos 55 e o suporte é na casa dos 32,50 - incrível variação de -40,9%)

Já o gráfico da Petr4, após ela desenhar o OCO, a linha do pescoço agora começa a desenhar a linha do dedão do pé (rs...).

Agora, o que esse movimento poderia repercutir nas empresas?

Abraços,

Rogério.

BuracoInvest disse...

Valeu Sea pela resposta. Ainda tenho que estudar melhor sobre travas em opções. Uma vez até fui explicar por alto para um colega o que seria isso, o cara jogou umas perguntas que me fizeram descobrir que realmente não sabia direito o que é isso.

No momento, também não tenho papel suficiente e nem coragem de comprar mais para começar a mecher com travas - uma hora dessas eu aprendo (se tiver alguma sugestão de livro eu agradeço - até agora o único que vi explicando operacionalmente as travas, foi o "livro cão" - rs... desenterrei essa).

Mudando de assunto, a Vale hoje está quase batendo na média dos 200 dias. Daqui do meu trabalho só vejo gráficos pelo apligraf, se alguém puder postar os gráficos de longo prazo, verão que ela só bateu nela no fatídico dia 16/08/07.

Sds,

Rogério.