Plus500

28.1.08

Operando notícias ou gráficos?

Estou escrevendo este post para exemplificar uma situação que ocorreu comigo hoje e tenho certeza que é comum em muitos traders.

Nas minhas análises de semana passada vários ativos importantes e o IBOV formaram fundo em zonas de suportes e LTAs importantes e com volume crescente. E para completar na quinta dia 24 tivemos um fortíssimo aumento de contratos futuros (+ de 27.000), fato este não muito comum.

Tivemos na sexta uma queda forte nos índices americanos e mais quedas hoje nas bolsas asiáticas, além de um início bem baixista nos futuros americanos e bolsas européias.

As notícias de recessão americana cada vez maiores na mídia e só notícia ruim hoje.

Mais eu opero notícia ou gráfico?????? Meus gráficos e minhas análises de contrato futuro indicavam uma possibilidade fortísssima de alta no IBOV hoje.

Por um momento, no início, antes da abertura, minha mente foi influenciada por notícias, mas operei baseado nas minhas análises, zerei uma trava de baixa que tinha, e entrei na compra. Mercado deu ótima oportunidade de entrada hoje na primeira hora e PETRB84 e VALEB46 nos R$1,00 serviram de termômetros para efetuar meus trades.

Estou escrevendo isso apenas para que sirva de lição de que devemos operar nossas análises e que notícias só servem para nos dar medo e insegurança. E operando com segurança, manejo de risco e stop armado, temos tudo para ter sucesso nas nossas operações.

4 comentários:

Seagull disse...

Boa Fabio.

Sei que é difícil operar e compartilhar as impressões do mercado ao mesmo tempo, mas se vc conseguir escrever as suas impressões durante o pregão, pode estar ajudando muita gente e perceber as coisas por um outro enfoque.

As experiências são sempre muito enriquecedoras e podendo trazer suas colaborações quanfdo sobrar uma brecha vai ser show de bola.

Parabéns pelos trades!

Abs ^v^

Anônimo disse...

Valeu pelo post Sea. Hoje me vejo com 2 grandes problemas nos meus trades. O primeiro você tratou no seu post. Sinto que evolulí nos meus rabiscos, vi diversos ativos passeando nas LTAs mas na hora de comprar fui influenciado pelas más notícias. Resultado... agora penso que perdi o timming. É provável que espere novo teste. Outro problema que enfrento são os malditos/benditos stops. Quando nao coloco tomo umas pernadas monumentais e passo pra torcida. Quando coloco vem os violinos... hoje foi assim com Vale... Seria pedir muito que dedicasse um post sobre como desenha seus stops?
Abraço
FC

Anônimo disse...

Uepa! Foi o Favio que escreveu. Fábio, dirijo então meu comentário a você.

Abraço
FC

Seagull disse...

Eheheh... isso que eu ia te alertar, Felipe.

Aqui eu sou apenas mais um. Tem muita gente que colabora e me ensina também.

Este post aí é do Fábio Bispo, que andava meio sumido, mas quando aparece nos brinda com seus estudos e leituras fantásticas.

Agora então, mestre na análise gráfica, ninguém segura mais o homem! :-)

Sobre o uso de stoploss não existe uma fórmula infalível. O mesmo que nos salva também sujeita a levar uns violinos. O posicionamento correto depende do perfil de cada um, da tolerância ao risco, do tempo de retorno estabelecido e capital envolvido no trade. Os fundamentalistas e aqueles adeptos do B&H nem sabem o que é isso.

É um assunto bastante complexo, a meu ver, não deve ser generalizado.
Eu, particularmente, uso margens (percentuais) diferentes para cada ativo, e mais curtas ainda quando opero opções, onde a volatilidade é sempre maior.

Pela AT, além das linhas de tendência, os candles anteriores no tempo gráfico escolhido, também podem dar uma boa referência para definir um ponto de limitação do prejuízo.

Acho que, mais do que um post, isto daria para o capítulo de um livro... rs

Vou ver se consigo ser mais conclusivo oportunamente. E as opiniões de outros colegas são sempre bem-vindas aqui, onde não há UM dono da verdade. ;-)

Obrigado pelas suas participações. Vou até mandar um convite para vc também ficar membro da equipe!

Abs ^v^