Plus500

24.1.08

Outro dia, mesmos problemas, humor melhor

O resultado do Copom não poderia ser diferente. A taxa Selic foi mantida em 11,25% e assim deve permanecer por um bom tempo. Os cortes que vêm sendo feitos no Fed Funds Rate em nada influencia as decisões do nosso Comitê.

A situação interna do Brasil não sofreu grandes mudanças, apesar do nervosismo nos mercados financeiros. Continuamos com uma boa e relativa estabilidade, mesmo com um cenário de maior turbulência internacional, que faz aumentar a aversão ao risco dos emergentes. Assim, somos obrigados a manter um nível razoável de atratividade para o capital estrangeiro, caso contrário, ele voa para longe daqui! Se a saída de recursos já tem sido notada, principalmente na Bolsa de Valores, com os nossos juros pagando menos em termos reais, perderíamos condições de competir com economias mais fortes. Junte a isto o aumento no consumo proporcionado por financiamentos fáceis, que vem pressionando a inflação, e entendemos o porquê da decisão esperada em nossa ploítica monetária.

Os EUA devem se mexer do jeito que for possível para segurar a barra, e isto ficou claro no final do pregão de ontem em NY. O patamar de 12.000 pontos do Dow Jones foi recuperado (veja gráfico abaixo) e a Bolsa de São Paulo responde hoje com força. As principais ações registram expressivas valorizações. Petro e Vale sobem mais de 5%, o Ibovespa confirmou o fundo em 54k, e tudo agora indica que podemos voltar ao teste dos níveis de 60 mil pontos, mesmo que sujeitos ainda aos efeitos da volatilidade. Quando Wall Sreet não atrapalha a coisa fica boa para nós.

Portanto, é hora de aproveitar o repique da maré, sem criar muitas ilusões, manter os pés no chão, cientes de que atualmente tudo pode ser temporário. O humor do mercado continua bipolar: da euforia ao pânico e vice-e-versa! Vai ganhar quem mantiver o controle emocional, souber selecionar as melhores ações de potenciais empresas e aproveitar as boas oportunidades que sempre aparecem!


Nenhum comentário: