Plus500

23.1.08

O buraco é mais embaixo

Foi o que disse hoje, em Davos, Nouriel Roubini, de acordo com a Folha (leia mais). Para quem não se lembra, eu já tinha citado ele aqui no blog.

Não vi uma descrição mais detalhada de sua palestra, mas provavelmente ele repetiu o que vem dizendo em seu EconoMonitor:

(tradução fajuta e resumida, quem se interessar, vá no original)

"O colapso dos mercados nesta segunda feira, 21 de janeiro, não é apenas um episódio de contágio financeiro do mercado de ações americano para outras bolsas.

Ele, na verdade, sinaliza que os mercados de ações estão começando a precificar os seguintes fatores:

1- A recessão americana é inevitável e já começou; essa recessão será feia, profunda e severa, muito mais que as de 90-91 e 2000, que tiveram cerca de 8 meses de duração.

2- O resto do mundo não vai se descolar dos EUA, já que as ligações financeiras, comerciais, financeiras e políticas transmitem a queda americana para os outros países, levando a uma profunda desaceleração global.

3- O mercado de ações americanos já começou a refletir, nas últimas semanas, as consequências de uma recessão nos lucros das empresas.

4- Uma percepção crescente de que mesmo uma postura mais agressiva do Fed não evitará uma recessão.(...)

5- As outras bolsas já começam a precificar os efeitos de uma recessão americana.(...)

O massacre de segunda-feira é - mais que um caso de contágio financeiro - uma vingança dos fundamentos financeiros, com os investidores acordando da ilusão de que os EUA escaparão do hard-landing. (...) Como previsto no início do ano, 2008 será terrivelmente baixista para os mercados de ações americanos e do resto do mundo." (continua...)

Um comentário:

Seagull disse...

Ou seja:

Nesta crise, ao invés do tradicional "papai e mamãe", vai ter gente tomando no "furinco" mesmo!

Mais baixo (ou abaixo) que isto, só mandando estes caras para o inferno!

;-(