Plus500

27.1.08

O Professor, o Analista, o Estrategista e o Trader

Como eu sempre digo, não dá para prever o futuro, afirmar nada, mas temos que traçar os possíveis cenários e seguir o mercado. Acertar previsões não coloca dinheiro na conta, pode até trazer alguma fama, ou ajudar a vender livros.

Mas o que faz a diferença - para o operador - é estar preparado para executar as ordens (definidas no plano) quando o mercado indica o momento certo e, assim, conseguir o melhor resultado financeiro.

Não dizem que as verdades na bolsa mudam em pouco tempo? Então, tudo vai depender do timeframe escolhido por cada um: o minuto, 15 minutos, horário, diário, semanal, mensal...

Sabe qual é a diferença entre o professor, o analista, o estrategista e o operador?

  • o professor ensina a teoria e as técnicas;
  • o analista faz a leitura dos possíveis cenários;
  • o estrategista define o plano: entrada, objetivos e stops;
  • o operador executa as ordens e colhe os resultados!

Difícil é querer assumir todos os papéis ao mesmo tempo.

Imagino que o melhor trader seria um macaco bem treinado! Ele não discute ordens, apenas as executa. Quanto mais ele for inteligente, mais ele pensar, mais dúvidas surgirão. A maior virtude do operador é ser disciplinado, seguir o plano estabelecido à risca e não desperdiçar as oportunidades que o mercado oferece.

Quem tem que pensar é o planejador.

E com exceção das inscrições para os cursinhos, do valor recebido por análises ou palestras, pela taxa de performance obtida com as estratégias, quem ganha dinheiro na bolsa é o operador, quando executa os trades com maestria.

Por isso, apesar de admitir o quanto é dificil separar as coisas - a ponto de parecer um caso de dupla personalidade - eu tento nunca confundir o "Seagull" com o "Marcio"! Não dá para misturar. Um é apenas o personagem que escreve e orienta o outro, o dono do dinheiro, a tomar suas próprias decisões (baseadas nos estudos apresentados), definir as estratégias, e executá-las da melhor maneira possível. Daí que vem o resultado: lucro ou o menor prejuízo!

Abs ^v^

3 comentários:

Diego Fonseca disse...

Muito boa Seagull !! Se pensar não entra !!

Mineiro disse...

Muito bom.

Sea, vc é raro.. Digo isso pq vc é um dos poucos que conseguem separar "o marcio do seagull"... o que mais vi ate hj e gracas a deus pude perceber isso a tempo, é que o que mais existe é professor e analista que nao opera e diz que opera..

[]'

Seagull disse...

Bom dia amigos!

Mas saibam que separar as coisas não é mesmo fácil.

Fácil é criar conflito entre o tico e o teco.

Somos apenas uma pessoa e quem não gostaria de se auto-clonar?

Pelo menos um ia poder "regular" ou outro, evitar alguns deslizes e a té oder comparecer a dois compromissos simultaneamente.

O fato é que isto é uma utopia. Então temos que nos desdobrar, entre as nossas funções.

A vantagem do analista que não opera, Mineiro, é que ele faz a leitura dos cenários com isenção. Este é o maior desafio. Separar a emoção da parte de execução.

Mas vamos levando do jeito que dá...

Abs ^v^