Plus500

2.1.08

ATA do Fomc

FED Minutes - A minuta da última reunião do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central Americano (Fomc) não trouxe tantas novidades, mas muitas preocupações.

E o antídoto para esta crise parece ser mesmo fazer política monetária em cima das taxas de juros em uma tentativa desesperada de frear um maior contágio na economia, que começou a sentir os problemas do setor imobiliário com a inadimplência no pagamento das hipotecas de alto risco (subprimes).

Não bastasse o grande aporte de recursos que a fábrica de dinheiro está injetando no mercado, a situação ainda pode demandar medidas mais drásticas para manter o controle da inflação. O risco de um maior aumento no preço das principais commodities e a elevação dos custos com energia estão deixando os "velhinhos" de cabelo em pé - com exceção daqueles que já ficaram "carecas" de saber que a coisa está feia!

Os membros do comitê de política monetária do Federal Reserve ficaram preocupados no mês passado com a possibilidade de a crise afetar o crescimento econômico e exigir cortes maiores na taxa básica de juro, como mostrou a ata da reunião do dia 11 de dezembro, divulgada nesta quarta-feira.

Alguns membros notaram o risco de uma resposta desfavorável nas quais as condições do mercado afetariam ainda mais o crescimento econômico, levando a um maior aperto adicional do crédito; tal evolução adversa poderia exigir um afrouxamento substancial da política de juros.

Ao mesmo tempo, eles perceberam que as condições do mercado financeiro podem melhorar mais rápido do que eles esperavam, o que tornaria apropriado o aumento dos custos de empréstimos, revertendo cortes anteriores na taxa básica de juro.

Ou seja: o cobertor parece cada vez mais curto! Se baixarem demais a taxa e o consumo reafecer, podem ter que subir os juros novamente para segurar a inflação. E se não mexerem na dose (e hora) certa a economia pode entrar em colapso!!!

Tem saída este beco???

Nenhum comentário: