Plus500

13.4.08

Estratégia, Manipulação e a Informação Privilegiada

Presenciamos esta semana um curioso (para não dizer "suspeito") movimento nas ações da Telebrás com grandes perdas para os investidores do final da fila. A famosa Pirâmide da (In)felicidade, ou a Parceria CARACU: os primeiros que entram ganham e enchem a CARA, os últimos da fila pagam a conta e tomam no .. !

Para aqueles que ainda não estão convencidos das fases de manipulação de um ativo com pouca liquidez, vou explicar:

O - Adotam o ativo
O - Acumulam dinheiro no papel
O - Puxam suas cotações
O - Realizam no alto com grandes lucros
O - Alugam as ações, seguram o preço, e distribuem
O - Desovam o mico para zerar lá embaixo

Depois do riso sarcástico de quem ganhou (e se acha malandro), do sumiço de quem atiçou ( mas na hora H ainda pode ter conseguido sair no zero a zero), do choro de quem perdeu (quem mandou ser dos ultimos na fila?)... ainda vamos ter que assistir os gritinhos de indignação daqueles que não ganharam, nem perderam ... porque talvez nem operem mesmo (nem bluechips, muito menos micos), mas adoram ver o circo pegar fogo e conclamar por justiça contra os manipuladores ocultos da bolsa.

Mas a culpa não é também de quem se deixou manipular??? Quem mandou dar liquidez?

Tanta coisa boa para fazer no mercado daqui para frente, e ficam muito mais preocupados em caçar bruxas, olhando para o passado, tirando o foco das estratégias futuras que podem dar algum resultado nos pregoes que estão por vir... e é importante saber diferenciar entre as ações menos badaladas o que são "micos" e "lixos": EBTP4 teve apenas 12 negócios na sexta-feria (é MICO!); já a TELB4 foi negociada 2.582 vezes no mesmo dia (mas é LIXO!).

Se este caso TELB não serviu como mais uma experiência (depois de tantas outras), pelo menos tentem fazer como o Murphy - dono dos créditos pelo gráfico abaixo, com os empréstimos (aluguel de ações) da TELB4 - que já está buscando mapear a próxima "armação" para alertar os incautos enquanto é tempo... agora a Inês é morta... e dizem que o Elvis continua vivo!

E ainda tem mais... os "pseudo-analistas" e os "seguidores de notícias" têm que estudar para entender a diferença entre manipulação e uso de informação privilegiada.

Depois, se acharem que devem fazer alguma coisa, escrevam à CVM, porque ficar fazendo poesia em fóruns não leva a nada!

Lembram quando a Petro comprou a SZPQ? Pois é... quem foi punido? Um operador e um fundo do Uruguai? Mas quem DEU a informação a eles? Ou alguém tinha o dom de adivinhar o que estava por acontecer?

Santa Ingenuidade Batman!

Quando descobrem um poço (que na verdade todos já sabem de sua existência) e só divulgam como notícia "oficial" curiosamente às vesperas de um exercício de opções onde as da Petrobras são as mais líquidas do mercado... quem é que ganha com isso???? Ohhhhhhhhhhhhhhhhhh

Se querem minha opinião, basta pensar: quem deveria ser investigado por ir até a mídia anunciar que a falida Telebras seria o canal de distribuição da "nova" política de inclusão digital no Brasil???? E que ela receberia mundos e fundos para isso??? (havia algum segredo, a não ser que tudo era pura fantasia?) Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Cada um acredita no que quer! Mas quem não desconfia de que as notícias de hoje já foram precificadas há algum tempo atrás, melhor deixar seus recursos (se ainda restarem alguns trocados) na caderneta de poupança! A bolsa de valores não admite comportamentos primários...

Agora, confundir estratégia e manipulação com informação privilegiada, é uma característica dos que ainda estão engatinhando no mercado.

Um player (ou vários) que, sabendo de uma notícia amplamente divulgada, digamos até de conhecimento público, vai lá, e com o cacife que tem , adota um ativo, injeta dinheiro sem deixar subir (acumulando no papel), depois coloca mais um tanto comprando para cima (e puxa suas cotações), quando chega ao seu target ele segura (com ofertas de compra na pedra) e vai distribuindo sem deixar o preço cair (enfiando nos que ficam apenas "lendo a fita"), e - quando percebe que a noticia de ontem já não vale mais nada - ainda aluga as mesmas ações que já realizou seu lucro, as vende para a sardinhada do final da fila, socando o mercado sem dó, e desova os micos até derrubar os preços ao ponto onde faz a recompra com ainda mais ganhos em cima do desespero da manada ...


Foi manipulação ou estratégia? Como a CVM pode punir quem fez isso?

É por acaso algum crime adotar um papel, acumular, puxar, segurar, distribuir, alugar, socar, e desovar para depois recomprar tudo de novo zerando suas posições?? Deveriam dar os parabéns pela estratégia bem sucedida e melhor ainda executada, mesmo que às custas de um bando de fanáticos crédulos em milagres!

Olha, quem ainda não entendeu isso ainda vai perder muito dinheiro na bolsa!!!

^v^

3 comentários:

wil123 disse...

engraçado que este padrão se repete.
já tinha acontecido com o VAGV4,
e lembra eventos históricos como o caso das tulipas.

fato é que tem muita gente que se acha mais esperto que o mercado.

Anônimo disse...

Seria interessante atravez de Analise tecnica, pegar carona com os tubarões na fase de acumulação? Ou melhor ficar de fora mesmo?

Anônimo disse...

Grow, acredito que análise técnica num papel com tao pouco volume (lixo) não funciona. Ele é completamente manipulado.