Com este caos que tomou conta dos aeroportos brasileiros, está difícil acreditar no bom desempenho das empresas aéreas. De qualquer forma, outro dia li uma análise interessante do Luís nassif, que divido com vocês:
De acordo com ele, ainda na época do Comandante Rolim, a grande sacada da TAM teria sido utilizar aviões menores - e mais baratos - que os Boeings, mas com um atendimento de primeira, que permitia a cobrança de tarifas elevadas. O grande foco era o mercado empresarial, principalmente com vôos circulando entre os aeropostos "centrais" - Santos Dumont, Congonhas, Pampulha, etc.
Com a crise no setor, a TAM foi obrigada a cortar custos. O problema é que a qualidade dos serviços também caiu vertiginosamente. Enquanto isso, a Gol entrava com força no mercado mais popular, distribuindo barrinhas de cereal. Para competir, a TAM vem sendo obrigada a diminuir as tarifas, perdendo receita.
O grande problema é que, com a queda na qualidade dos serviços, foi-se embora a "barreira" que impedia a Gol de entrar no mercado corporativo. A empresa inclusive anunciou esta semana que pretende investir no segmento.
E agora, qual será a saída da TAM?
5 comentários:
Independente de qual das duas companhias se escolha acho uma boa acompanhar o setor, ainda que de longe. Acredito que quando reverterem esta tendência de queda podem vir a gerar bons negócios...
Bom dia pessoal, tudo bem?
Tenho cisto algumas notícias sobre debêntures e gostaria de saber a opinião de vocês sobre a compra desses títulos como alternativa a médio/longo prazo.
Agradeço desde já.
ABS
Perdão:
"...tenho visto..."
Bom dia Lázaro.
realmente é uma boa alternativa de investimento, aplicar em títulos de empresas privadas. Importante observar o aspecto da liquidez.
Se o objetivo é de LP, não há problema em levar até o resgate.
Agora mesmo o BNDESpar está lançando um fundo composto por uma cesta de papéis que, dependendo do deságio oferecido, pode ser uma ótima oportunidade de diversificação. Avalie bem esta possibilidade.
Os estrangeiros já estão de olho na rentabilidade das debêntures faz tempo.
Grande abraço
Marcio ^v^
Então iggy pOp,
a saída pode ser aumentar suas frequências para o exterior buscando ocupar a lacuna deixada pela Varig, que sempre cobrou tarifas mais altas, oferecendo um serviço diferenciado.
Competir com "low fares" é a própria canibalização do mercado!Acredito que ela deveria focar no público mais segmentado. O tal "red carpet"! Mas sem a liderança carismática do Rolim, não sei se haverá espaço para isto. A concorrência é grande. E brigar com Gol, Ocean Air e afins, seria nivelar por baixo. Tem que competir com Air France, Lufthansa, British, American Airlines... aí que a parada é dura!
Outro filão seria a aviação executiva e os taxis-aéreos. Mas estão sendo penalizados com a crise dos controladores.
Considero que, momentaneamente, não vale investir no setor! ^v^
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