Plus500

7.2.07

A questão do câmbio

A convocação do presidente para reunir as principais cabeças da área econômica com o intuito de tratar logo desta questão da super-valorização do real está deixando muita gente preocupada.

Como os EUA mantiveram suas taxas em 5,25%, e o Copom diminuiu o ritmo dos cortes por aqui (o maior juro real do planeta continua sem concorrentes), não há como conter a queda do dolar, e o governo tem recorrido a compras vultuosas diárias na tentativa de segurar o câmbio! Até quando? Pelo menos assim, aumentam nossas reservas e o risco-país está cada dia menor...
Começa a pairar aquela nuvem de desconfiança de que mudanças mais drásticas podem ocorrer... no ministério (onde o ocupante da pasta do Trabalho questiona a Fazenda) ou mesmo no Banco Central - onde o Meirelles adquiriu "status" de ministro, tudo é possível!
Nada como um dia após o outro... ^v^

Um comentário:

Seagull disse...

Agora, durante as férias, encontrei e pude conversar com diversos turistas (franceses, alemaes, italianos) que se mostravam impressionados com a depreciação do dolar - e até mesmo do poderoso euro - perante a nossa moeda.

O poder de compras deles foi bastante reduzido. Isto não seria de todo mau se, por outro lado, a força exagerada do real não estivesse penalizando os exportadores e a nossa balança comercial (que vinha sendo responsável pela entrada de divisas). Mas tudo em excesso tem suas repercussões e, neste momento, que ficou clara a falta de êxito do instrumento utilizado (os leilões cambiais) alguma outra medida deve ser tomada... nem que aumentem as importações!

Mas baixar os juros poderia ser mais racional e eficaz...

^v^