Plus500

5.9.07

Ibovespa sobe 0,76% e fecha 5º pregão em alta



Ações da Petro ajudam Ibovespa a fechar o quinto dia seguido em alta
O índice Bovespa chegou ao final da sessão desta terça com ganho de 0,76%, a 55.250 pontos, consolidando cinco pregões consecutivos de alta. Pela manhã, entretanto, a Bovespa começou o dia realizando lucros, mas retomou a sua trajetória de alta antes do meio-dia, acompanhando a reação positiva das Bolsas norte-americanas ao índice ISM industrial – o índice de atividade sinalizou que o setor não foi afetado pela turbulência nos mercados financeiros globais.

Na máxima, o Ibovespa subiu 1,34%, aos 55.566 pontos, retomando o mesmo nível de pontos do final de julho, com a ajuda adicional das ações de Petrobras, que apresentaram valorização firme. O volume financeiro voltou ao normal (na segunda, o giro de negócios foi afetado pelo feriado nos EUA) e no final do pregão era de R$ 4,4 bilhões, mais que o dobro da véspera. Sem notícias negativas no front, o retorno dos investidores das férias de verão no Hemisfério Norte está ocorrendo num ambiente favorável, especialmente para o setor de tecnologia. Em Nova York, o índice Nasdaq ganhou 1,30%. O índice Dow Jones mostrou menos entusiasmo e subiu 0,68%. Na Europa, as bolsas também encerraram o dia em alta. "O mercado continua se recuperando, mas ainda está andando no gelo fino", disse um analista, referindo-se às dúvidas que pairam sobre o impacto da crise do crédito imobiliário nos EUA na economia real e os prejuízos que podem vir à tona.

Nesta quarta, além do Livro Bege nos EUA (sumário das condições econômicas que orienta as decisões de política monetária do banco central americano), o mercado acionário estará de olho no resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro, sobre a taxa básica de juros Selic. O ponto de interesse é o placar do encontro do BC (quantos diretores serão favoráveis à redução do juro), que pode dar sinalizações para as duas últimas reuniões do ano. O bom desempenho da Bovespa nesta terça-feira se deve também à Petrobras, cujas ações preferenciais subiram 2,44% e as ordinárias avançavam 1,96%, favorecidas pela alta nos preços do petróleo no exterior. Vale do Rio Doce PNA subiu 2,04%. TAM PN subiu 4,64%, puxando a lista de maiores ganhos do Ibovespa. A empresa anunciou hoje uma revisão em seu plano de frota para aeronaves de médio porte, "em função da nova expectativa de crescimento da demanda no mercado doméstico". Em seguida, ficaram as ações ON da Embraer, com alta de 4,11%, e Vivo PN (+3,81%).

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: