Plus500

4.9.07

A VC e o VE. Veja você como se vê.

A VC - venda coberta é a operação mais simples e simplória da bolsa.

É uma venda a prazo em que se recebe uma pequena entrada (VE = Valor da Entrada) e o saldo num prazo médio de 30 dias.

Essa operação é viabilizada utilizando-se as opções, cujos premios representam o valor da entrada - VE e variam de acordo com o maior ou menor saldo a pagar no final da operação.

Por ser uma operação de venda a prazo, sua rentabilidade é medida através do percentual de juros.

Há 2 taxas de juros a considerar numa operação de VC, a TP e TA.

A TP corresponde ao percentual de juros possível de realização se no vencimento da opção o valor da ação for igual ou superior ao PE-preço de exercício da opção, vulgo strike.

Calcula-se dividindo-se pelo preço total da VC (premio + strike) pelo valor da ação à vista, como exemplo real abaixo da PetrJ56 (strike 55,58):

Premio = 1,16
Petr4 = 52,44
TP = ((1,16+55,58)/52,44 - 1)
TP = 8,20%

Portanto 8,20% será a rentabilidade final se a petro estiver acima de 55,58 no vencimento da série J.Esse é um taxão pra agiota nenhum botá defeito, está na esfera dos altos sonhos ou altas volatilidades, sempre uma possibilidade.

A TA-taxa atual, que também pode ser tachada de taxa real, ou taxa mais pé-no-chão, essa é calculada dividindo-se o premio pelo valor da ação.

Aproveitando o exemplo acima, teríamos:

TA = premio/valor da ação ou
TA = 1,16/52,44 = 2,21%

Então 2,21% corresponde à taxa que remunera o capital de 52,44 aplicado hoje na compra da petro por 52,44.

Desnecessário dizer que essa rentabilidade somente se concretizará se...pô mico, peraí, pára aí, ô meu, se você diz que é desnecessário dizer porque você já vai dizendo logo em seguida?!

Sai dessa, ô animal!, ocê num percebe não que agindo assim estará menosprezando demais, nem menos, o intelecto dos interlocutores? Divida com eles o respeito que merecem e multiplicarás o nível de agregação e relacionamento deste respeitável espaço. Mico, não seja espaçoso.

Só resta, agora, ressaltar que a VC se resume toda ela nessa simplicidade que se vê acima.

Para operá-la bastam simples continhas de juros, feitas no jeitão com lápis e papel de pão.

Que B&S que nada! pois que esse e outros modelos de precificação só são necessários para operar opções de verdade, não arremedos de opção de 30 dias como se opora aqui no cassinão.

Também não é necesária planilha porra nenhuma para se fazer ou acompanhar a operação, tampouco é preciso ficar grudado no micro todos os dias o dia todo.

Por último, mas não por fim, visto que a discussão sobre isso nunca terá fim, registre-se que o badalado VE não passa de um mero Valor da Entrada recebido numa venda a prazo e que deve ser tratado e considerado percentualmente, pois que representa uma parcela do preço total da operação.

VE é taxa, taxa é percentual, logo VE = %.

Por isso que toda operação de VC deve ser decidida em cima de cálculos de sua TA, isto é, da taxa atual de retribuição. Normalmente a melhor TA está na 1a. OTM.

E como toda entrada que se preza, prezado forense, será tanto menor quanto maior for o lucro final potencial embutido na venda a prazo, cuja efetivação fica sempre a depender da vontade ou burrice do comprador da opção.

É isso aí, mermão, ia escrever mais, descrevendo os números de operação semelhante com um exemplo da Vale, mas num tô com saco não para continuar a explanação e o pregão está para começar, preciso ir para o start, linha de partida, logo parto, parto com dor... como um condor.

Como até já havia pego os valores envolvidos, deixo-os abaixo devolvidos para quem quiser se divertir com a tarefa financeira e faceira.

até de repente.

vale5 41,20 +1,47%

VALEJ80 VALE /EB PNA N1 40,00 2,65 2,60 2,88 2,72 2,70
VALEJ82 VALE /EB PNA N1 41,00 2,15 2,03 2,25 2,13 2,06

3 comentários:

Seagull disse...

Boa mico!

realmente conforme vc havia perguntado antes sobre o fator mais importante no cálculo (ou avaliação) das opções, esta seria a taxa de juros.

Até mesmo para o modelo de B&S ela é essencial.

E como vc falou, tudo depende da opção vir a ser exercida, no mais, vale o seu detalhamento do mecanismo da venda coberta e sua rentabilidade embutida!

E o seu blog, como anda? Não abandona aquele espaço tb não. Vi que ele foi incluido no Monitor dos Blogs. Agora é só manter uma atualização eventual!

Abs ^v^

Anônimo disse...

A Casa Verde anda se superando mico. Precisava ver ontem o Alienado Alienista dizendo aos seguidores que o Split da Vale não altera o preço de fechamento das opções. E que o sinal da Bolsa estava errado, pois mostrava opções positivas....chegou a dar dó de quem estava tentando argumentar o óbvio ao Alienado.

Anônimo disse...

Anônimo, você, parece, não me é estranho e também não é estranho tenha você notado um certo comportamento errático no gerente do pinel.
Decididamente não é bom sinal vê-lo, o cão, duvidar do próprio sinal da Bolsa...
Esperemos, torçamos para que ele se recupere e se regenere rapidamente, votos sinceros que o Wil123 certamente fará chegar até lá.

Anônimo Mico