Plus500

27.9.07

Livro para Iniciantes na Bolsa

Quero agradecer o livro que recebi de presente do Marcio, e recomendar aos neófitos interessados em aprender um pouco mais sobre renda variável. O título é Investindo em Ações: os primeiros passos, que no meu caso - aplicador conservador em RF e avesso a riscos - está sendo de grande utilidade para desmistificar o mercado bursátil. Foi escrito a seis mãos por José Godoy, Marco Antônio Gazel Junior e Luiz Gustavo Medina. Deste último, encontrei um artigo bem simples e de fácil leitura, que faço questão de compartilhar com vocês:


Quer ser sócio de algum negócio? Compre ações!
Luiz Gustavo Medina

O cidadão brasileiro de maneira geral tem uma veia empreendedora. Sempre que algum índice relativo ao assunto é divulgado, aparecemos muito bem posicionado. Quem em alguma mesa de bar ou em alguma classe de faculdade já não ouviu as frases? “Quero ser meu próprio chefe”; “Vou trabalhar em alguma empresa, juntar meu dinheiro para abrir meu próprio negócio”. Muitas pessoas se fossem convidadas a entrar como sócio em uma academia ou pizzaria ou escritório de advocacia, não pensariam duas vezes em aceitar ou passariam muito tempo esperando a hora certa para “largar tudo” e se preparar para esse grande momento, onde deixaria de ser empregado para virar sócio de uma empresa.

Um fato que sempre me chamou a atenção foi que nessas conversas quando alguém começava esse assunto eu dizia: já sou sócio de quatro empresas.As outras pessoas riam e perguntavam de quais e eu dizia: sou sócio do Itaú, Petrobras, Ambev e Vale do Rio Doce. Após mencionar isto, virava motivo de piadas e de afirmações de que eu não era ninguém na empresa (que não exercia influência sobre as decisões) ou de que bolsa de valores era um cassino, uma loteria onde em algum momento como nos cassinos e nas loterias eu perderia todo meu dinheiro, se não perdesse um pouco mais.

Passei anos da minha pós-adolescência perguntando porque ser sócio de uma pizzaria era diferente de ser sócio minoritário do Itaú ou porque eles achavam mais seguro investir em gado, imóveis ou num negócio próprio do que ser proprietário de ações da Ambev. As respostas como vocês podem imaginar eram muito parecidas com a que quase todos vocês já deram ou ouviram alguma vez na vida.

O brasileiro se gaba de ser muito empreendedor, porém poucas pessoas conseguem perceber que investir em ações é o jeito mais simples, rápido e eficiente de você se tornar sócio de uma empresa. Aliado a isto, ao contrário do que meus amigos de bares e faculdades argumentavam, é ao mesmo tempo a única chance que alguém com pouco dinheiro e pouca experiência tem de ser sócio de algum negócio. Com 19 anos e R$ 2.000,00 já era sócio de uma empresa, já a acompanhava pela imprensa e via suas projeções de lucros. Recebia duas ou três vezes ao ano, os dividendos a que tinha direito e quando algo na empresa me desagradava, o que convenhamos é muito comum no dia a dia de um negócio, em menos de um minuto eu abandonava aquela “sociedade”.

Agora, caro leitor, me diga: como desprezar um negócio que se pode entrar com pouco dinheiro, com pouca experiência, com pouca participação que lhe permite sair da sociedade em um minuto, sem sair da sua casa e sem gastar um tostão com advogados, despachantes e certidões?

Como desprezar o clamor diário das maiores empresas do Brasil que querem ter você como sócio delas? A primeira coisa a fazer é despir-se de preconceitos e de premissas erradas como: bolsa de valores é um cassino ou uma loteria, porque ninguém inteligente pode achar que as chances de ganhar dinheiro sendo sócio da terceira maior mineradora do mundo são iguais a de fazer um bilhete na sena, comprar uma cartela de bingo ou passar uma noite em Las Vegas.

Depois é fundamental lembrar que você não vira sócio de uma lavanderia para sair depois de 2 ou 3 dias, e essa deve ser sua premissa no mercado de ações, investir com perspectiva de longo prazo em busca de retornos e dividendos atrativos.

Se você, corretamente, sonha em ter seu próprio negócio ou ser sócio de alguém em alguma coisa, comece pelo jeito mais inteligente, simples e barato. INVISTA EM AÇÕES!

Um comentário:

Seagull disse...

Ola Zarautz,

Se vc recebeu é sinal de que o envio internacional pelos correios estão funcionando bem e rápido! :-)

Aproveite a leitura para quebrar um pouco esta sua resistência a investir em RV.

Imagino em quantos bancos o Sr teve que abrir conta para preservar o seu dinheiro em função do limite garantidor imposto pelas leis norte-americanas.. ;-)

O momento pode não ser o mais oportuno (em vista das bolsas estarem muito esticadas) mas é sempre bom poder - e saber - diversificar os investimentos.

Apesar da exposição maior ao risco, ficar sócio de empresas fortes e bem administradas tem trazido rentabilidades bem melhores do que simplesmente aplicar tudo em treasuries!

Abs ^v^