Plus500

27.9.07

Boas Pagadoras de Proventos e o "Dividend Yield"

Neste momento em que a Renda Fixa já não remunera as aplicações como antes, e com a bolsa de valores batendo recordes diariamente, para o investidor mais conservador fica a sensação de que levar seu dinheiro para a renda variável a esta altura pode ser uma jogada de risco.

Quem já está dentro fica imaginando se a hora não estaria boa para realizar o lucro mas, ao mesmo tempo, passa pela sua cabeça o temor de perder uma possível continuidade da alta.

O que fazer então?

Quem tem como acompanhar o mercado mais de perto (e domina o uso de stops) pode estabelecer - e ir ajustando para cima - pontos móveis de saída que permitam ir administrando os ganhos contábeis e evitem devolvê-los no caso de uma súbita inversão de tendência.

E quem está fora da bolsa e incomodado com o baixo rendimento dos fundos convencionais (que quase empatam com a caderneta de poupança)?

Neste caso a melhor alternativa (para LP) é selecionar ações de empresas boas pagadoras de dividendos - apenas os valores em proventos, muitas vezes já pagam o equivalente à RF. Mas não esqueça de observar os dividend yields - que relacionam os valores pagos em dividendos por ação de uma empresa e o preço dessa mesma ação - de cada setor. Em 2007 os maiores destaques têm sido as elétricas (CPFL, ELPL, GETI, TRPL), as companhias de telecomunicações (TLPP, TMAR e BRTP) e bancos (BBDC, ITAU, UBBR). Outra coisa é levar em conta a periodicidade dos pagamentos: trimestral, duas vezes por ano, etc. Assim, cada crédito na conta do acionista pode ser convertido em novas ações e a quantidade de ativos na carteira vai sempre aumentando.

2 comentários:

Seagull disse...

Com relação à lista das boas pagadoras de dividendos não podemos esquecer da Souza Cruz, Ambev, Sid. Nacional, Gerdau Metalurgica, todas com excelentes históricos na distribuição de lucros entre seus acionistas! ;-)

Roca disse...

Souza cruz eu não compro
1 politicamente incorreto
2 de uma hora para outra muda a legislação e aí babau!

PS: Eternit também é uma boa pagadora de dividendos que eu não compro por causa da razão 2

Abs
Roca