Lula e Chávez anunciam acordo para refinaria e relançam gasoduto
MANAUS (Reuters) - Os presidentes de Brasil e Venezuela anunciaram na quinta-feira que as petrolíferas estatais Petrobras e PDVSA assinarão em dezembro um acordo para criar sociedades conjuntas que vão operar uma refinaria e um campo petrolífero na venezuelana Faixa do Orinoco.
O anúncio de Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, após uma longa reunião em Manaus, acontece após meses de desavenças e aponta para a concretização da construção e operação de uma refinaria no Pernambuco e de um projeto de extração de petróleo na Venezuela."É o projeto simétrico da grande refinaria de Pernambuco, em que a Petrobras terá 60%, e a PDVSA, 40%, e lá no Orinoco a PDVSA terá 60%, e a Petrobras, 40%", disse Chávez em discurso ao final do encontro.
Os presidentes de Venezuela e Brasil se reunirão em 12 de dezembro em Caracas para assinar esses compromissos.Lula disse que o Brasil quer participar do gigantesco projeto de US$ 20 bilhões para construir um gasoduto sul-americano e anunciou que PDVSA e Petrobras contratarão um projeto de engenharia para estudar a forma de concretizá-lo.(Por Guido Nejamkis).
Os presidentes de Venezuela e Brasil se reunirão em 12 de dezembro em Caracas para assinar esses compromissos.Lula disse que o Brasil quer participar do gigantesco projeto de US$ 20 bilhões para construir um gasoduto sul-americano e anunciou que PDVSA e Petrobras contratarão um projeto de engenharia para estudar a forma de concretizá-lo.(Por Guido Nejamkis).
7 comentários:
E essa:
A Petrobras informou nesta quinta-feira que testes em um segundo poço na área de Tupi, na bacia de Santos, comprovam a descoberta de petróleo leve em águas profundas, com produção de cerca de 2 mil barris por dia.
Os trabalhos indicaram ainda uma produção de 65 mil metros cúbicos de gás natural por dia na área de Tupi, segundo a estatal, que observou esses volumes em meio a uma "vazão limitada pelas instalações operacionais e de segurança durante o teste".
Segundo a empresa, "os testes confirmam a descoberta de petróleo leve pelo poço pioneiro comunicada ao mercado em 11 de julho de 2006".
"O segundo poço está localizado a 9,5 km a sudoeste do pioneiro descobridor, em lâmina d'água de 2.166 m, distante 286 km da costa sul da cidade do Rio de Janeiro", acrescentou uma nota ao mercado.
A área de Tupi está localizada no Bloco BM-S-11, operado em consórcio pela Petrobras (65% de participação), o BG Group (25%) e a Petrogal (10%).
Segundo a Petrobras, o consórcio dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação da jazida de óleo leve, aprovado pela ANP em 27 de fevereiro de 2007.
"A principal finalidade dessas atividades é a verificação das dimensões e de características mais detalhadas do reservatório de óleo e gás, objetivando obter dados que garantam a viabilidade econômica do desenvolvimento do projeto de produção."
Segundo o comunicado, dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação.
Nesta semana, a Petrobras anunciou pequena queda na sua produção em relação a julho. A estatal produziu no país 1,807 milhão de barris por dia, baixa de 8 mil barrils antes o mês anterior.
A produção de gás natural no País foi de 43,05 milhões de metros cúbicos, estável ante julho.
:-)
É muita notícia boa para a hora do rompimento de TH...
;-)
Não dá até para desconfiar?
Que o lucro de para cobrir o investimento antes que da petrobras sofrer qualquer furto por parte desse pilantra hugo chavez.
Pessoal, só uma dúvida. O TH da Petr é em torno de 57,30 ou 56,80?
Acho que meu gráfico tá errado.
Sea, Num consigo achar aquele gráfico do petróleo futuro no advfn (tem como postá-lo?)
Abraços
Era 57,50 (em 23/07) e anteontem, dia 19/09, fez nova máxima em 58,22.
Mas estes meus gráficos da CMA incluem também o after market. É bom confirmar!
Abs ^v^
Pelos fechamento do pregão em horário normal (sem o After) a máxima do dia 23/07 ficou em 56,88.
Postar um comentário